Páginas

20 março 2021

Textual description of firstImageUrl

Os Ofícios (Resumo)

20 março 2021 + 0 Comentários

MONTALVÃO TINHA DIMENSÃO SUFICIENTE PARA ALBERGAR VÁRIOS OFÍCIOS.


Dimensão e necessidade pois a freguesia esteve com cerca de três mil habitantes em meados dos Anos 40 quando atingiu a sua maior  capacidade demográfica.



O isolamento de território obrigava a ser, praticamente, auto-suficiente em bens para servir essa população, principalmente para as necessidades do chamado "dia-a-dia", ou seja, bens que a que era necessário aceder com alguma frequência. Depois restava as idas a Nisa, principalmente às quatro Feiras Anuais - uma em cada Estação do Ano - e aproveitar os almocreves e vendedores ambulantes que passavam ocasionalmente por Montalvão.


Com o texto acerca dos Pedreiros escreveu-se neste blogue acerca de todas (se não "escapou" alguma) e a ideia foi sempre dar o máximo de dignidade a cada uma, não por gratuitidade, mas por uma questão de fazer justiça ao que representaram para os montalvanenses. Como é evidente não percorrendo toda a história do povoado, mas centrando-se nos Anos 40 e 50 por serem, comprovadamente, as décadas em que Montalvão teve mais habitantes, por isso mais artesãos e mais montalvanenses a exercer e depender desses Ofícios e outras funções.


Antes de as enumerar e estabelecer um resumo com ligação a esses 24 textos resta afirmar que ficaram a faltar "Os Cafés" mas tal é premeditado pois em Montalvão surgiram no início dos Anos 60, ou seja, já "fora da janela de tempo" que neste blogue se decidiu balizar a valorização dessas nobres profissões.


Por ordem alfabética (clicar em cima de cada uma para visionar os textos) dos Ofícios, Profissões e Serviços:


Açougueiros


Alfaiates


Barbeiros


Carpinteiros


Costureiras


Curandeiros


Espingardeiros


Ferradores


Ferreiros


Forneiros e Fornos/Pão


Latoeiros


Lojistas


Louceiros


Marceneiros


Moleiros


Padres


Parteiras


Pedreiros


Professores


Regedores


Sacristões


Salsicheiros


Sapateiros


Taberneiros







0 comentários blogger

Publicar um comentário