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08 março 2025

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Montalvão na Cartografia de Espanha

08 março 2025 0 Comentários

MONTALVÃO TEVE IMPORTÂNCIA ACRESCIDA DURANTE SÉCULOS.


Como muitas localidades as opções políticas alteram o futuro. No caso de Montalvão foi a construção da ponte rodoviária de Vila Velha de Ródão que desviou, progressivamente, o tráfego de pessoas, mercadorias e veículos de tração animal da travessia do rio Tejo pela Lomba da Barca.


Construção entre 1881, janeiro - 1887, novembro - construção da ponte com projeto do engenheiro J. Bazan e direcção da obra de J.V. Mendes Guerreiro, adjudicada à Société Anonyme de Construction er Entreprise de Travaux Publics, de Braine-le-Comte; inauguração em 1 de novembro de 1888

Uma ponte - mesmo que o trajeto envolva mais quilómetros - dá segurança que uma barca não pode dar. A ponte está "sempre disponível" não dependendo do caudal dos rios e com o alcatroamento torna-se mais confortável. O trânsito de veículos a combustão deu o "golpe final" na importância de Montalvão. Quer Nisa, quer Alpalhão, quer Portalegre, quer Castelo de Vide ficam mais perto de Castelo Branco por Montalvão. Mas havendo ponte o que passa a contar é que é mais rápido seguir por ela.


Mapa de la provincia de Extremadura: contiene los partidos de Badajoz, Alcántara, Cáceres, Llerena, Mérida, Plasencia, Truxillo y Villanueva de la Serena;

por Don Tomás López, Geógrafo de los Dominios de S.M. de varias academias y sociedades. 1798. Madrid. Escala [ca. 1:425.000].

 


Não deixa de ser notável a importância cartográfica de Montalvão - a grafia e dimensão do topónimo - para os cartógrafos e geógrafos espanhóis em final do século XVIII (1798).




Aquele que é considerado o primeiro mapa de Espanha cartografada na sua totalidade, publicado em 1631, na capital Madrid, incluíndo Portugal que esteve sob domínio espanhol entre 1580 e 1 de dezembro de 1640.




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