DE MONTALVÃO AO PÉ DA SERRA É UM «PULINHO».

Antes de ser implantada a estrada nacional n.º 359, entre Alferrarede e Montalvão, passando por Nisa e construída a ponte sobre a ribeira de Nisa o caminho entre Montalvão e Nisa passava numa cumeada onde na encruzilhada, para quem vinha de Nisa (pela ponte, sobre a ribeira de Nisa, junto à Ermida de Nossa Senhora da Graça) entre o caminho para a Salavessa e outro para Montalvão cresceu uma povoação cujo nome é Pé da Serra.
Pé da Serra, freguesia de São Simão tem muitas afinidades com Montalvão. E com a Salavessa. Um triângulo importante com cruzamento entre homens e mulheres para se fazerem bodas (casamentos).
![]() |
São Simão |
O Pé da Serra sempre fez muito boa vizinhança com Montalvão. E sempre foi importante povoado. Diferente de Montalvão que é povoação terminal, tal como a Salavessa, acentuando-se com o encerramento das Barcas para atravessar o rio Tejo, mais regional/nacional a de Montalvão, mais local a da Salavessa.
O Pé da Serra sempre foi terra de passagem, entre Montalvão e Nisa ou entre a Salavessa e Nisa.
O Pé da Serra foi sempre, por isso, povoado mais "cosmopolita" destacando-se a força de um ambiente cultural, numa localidade sempre com muito menos população que Montalvão e mesmo que a Salavessa, neste caso "ela por ela". Eis um bom exemplo:
Em Montalvão, também se cantava esta "moda" embora a letra fosse ligeiramente diferente, em particular, alterando a noite de São Simão para noite de São João.
Saudações Montalvanenses aos bons vizinhos do Pé da Serra.
0 comentários blogger
Enviar um comentário