-->

Páginas

12 novembro 2018

Textual description of firstImageUrl

Objetivo

12 novembro 2018 0 Comentários

ESTE É UM ESPAÇO MAIS VIRADO PARA O FUTURO QUE PARA O PRESENTE.




1. Será um espaço onde se procurará colocar documentação que justifique uma história iniciada, entre finais do século XIII e início do século XIV, deixando para os vindouros aspetos ligados ao aparecimento do povoado bem como o seu desenvolvimento, em vicissitudes e acontecimentos históricos, que lhe moldaram a individualidade com que atingiu o auge em meados do século XX.


2. Será um espaço que procurará honrar os seus habitantes, com destaque para os que permitiram que o povoado funcionasse em termos orgânicos e coerência possibilitando chegar quase às três mil pessoas em toda a freguesia (cerca de duas mil e quinhentas no núcleo mais importante, Montalvão ou a «Vila» como era designada pelos seus habitantes) e pessoas de outros lugares da freguesia como Salavessa, Monte do Pombo, Monte do Santo André, Vale de Figueira, até do Sítio do Bernardino, quando este começou a ser urbanizado.


3. Será um espaço que dará destaque às profissões. As principais ligadas às atividades agrícolas - jornaleiros, seareiros, lavradores e proprietários - mas também às profissões que permitiam manter o nível de vida aceitável e possibilitar o funcionamento do povoado, os artesãos e os seus nobres ofícios. 


4. Será um espaço dedicado a apresentar a Cultura da povoação que é ímpar por se tratar de um território que durante séculos esteve muito isolado (era uma ilha rodeada de terra) e mesmo no século XX continuava com poucas e difíceis ligações para lá dos limites da freguesia.


5. Será um espaço que permitirá mostrar a vastidão do território: 12 400 hectares, ou seja, o equivalente a 13 mil campos de futebol de onze. Em superfície, uma das maiores freguesias de Portugal e superior a quase cem concelhos dos 409 que constituem Portugal.


6. Será um espaço que procurará deixar para o Futuro o que foi Montalvão no passado. Este é o mote. 


Haja o que houver. Exista ou não Montalvão num Futuro próximo ou longínquo, que não se deixe cair no esquecimento o que foi a povoação, a sua cultura - falares, saberes e modos de fazer - bem como a sua história que vem do fundo do tempo português.


Que no Futuro haja memória de Montalvão, dos montalvanenses e de um povoado que foi berço de mais de meio milhão de portugueses durante seis séculos.


Vós que estais no século XXII ou no Ano 3000 e tal. Montalvão existiu e foi assim. Ou teve aspetos que funcionaram e permitiram que assim fosse!

0 comentários blogger

Enviar um comentário