-->

Páginas

14 março 2023

Textual description of firstImageUrl

Manuel Godinho: a Viagem Continua

14 março 2023 0 Comentários

HÁ 360 ANOS O MAIS ILUSTRE MONTALVANENSE REALIZOU A VIAGEM QUE LHE PERMITIU ESCREVER O LIVRO QUE DARIA O "PASSE" PARA A IMORTALIDADE.




Em 14 de março de 1663, há precisamente 360 anos, Manuel Godinho depois de uma viagem por terra (Comorão - Congo) volta a fazer a viagem de barco rumo a Baçorá atravessando o Golfo Pérsico, no mar da Arábia. Um montalvanense em trânsito.   


A célebre viagem secreta, entre 15 de dezembro de 1662 (Baçaim/Índia) e 25 de outubro de 1663 (Cascais/Portugal) de cuja primeira etapa - de Baçaim a Surrate - já se escreveu (clicar) e da segunda - Surrate a Comorão - também (clicar). 



Há várias edições do livro, que teve sucesso e tem sido muito estudado. É uma das grandes obras de viagens portuguesas e mundiais. Pioneira e inovadora, em alguns aspetos, traçando rigor e curiosidade, com descrições ao pormenor juntando pitadas Q.B. de ironia (clicar).


Chegou a Comorão em 1 de março de 1663 e por breves dias lá ficou, até à tarde de 5 de março desse ano, evidentemente. Como relatou. Seguiu-se viagem por terra, que durou três dias e meio, pelas praias, sempre o caminho mais curto e seguro, entre praças ou localidades costeiras, até ao Congo da Pérsia (e não de África) onde chegou a oito de março de 1663, contando as peripécias com a perspicácia habitual nele, Manuel Godinho.


.................



No Congo da Pérsia tinha de optar por duas rotas, pois esta era uma viagem de improviso e secreta, sendo que provavelmente foi o primeiro e último, por isso único habitante do Planeta Terra a fazê-la. Decidiu fazer o caminho por Baçorá e pelo "Crescente Fértil" formado pelos rios Tigre e Eufrates. A hipótese de atravessar a Península da Arábia, rumo ao Mar Vermelho ou delta do rio Nilo, ficou para sempre como hipótese. Não concretizada.





Após seis dias no Congo da Pérsia - chegou a oito e partiu a 14 de março - rumou por mar até Baçorá. Há precisamente 360 anos a completar hoje, em 2023.





As descrições das ilhas, então famosas do Golfo da Pérsia no mar da Arábia - o Barém até se tornaria País - bem como as discussões que conseguia ter com "expertos" de outras religiões.


..................




..................







Culto e sem complexos até se predispôs a corrigir o enorme João de Barros (1496/1570) que fez escola com as "Décadas da Ásia" (clicar).





Baçorá


O desembarque em Baçorá ocorreu em 29 de março de 1663.




Até 29 de março de 2023

0 comentários blogger

Enviar um comentário