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23 novembro 2019

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Os Lojistas

23 novembro 2019 0 Comentários
HOUVE DEZENAS DE LOJISTAS EM SETE SÉCULOS MONTALVANENSES.




No apogeu demográfico em Montalvão, entre os anos 40 e 50, as lojas concentravam-se na via mais central da povoação, a rua Direita, no troço final para Oeste denominada do Cabo e no início para Leste com o nome de Outeiro: a loja do senhor Augusto e sua esposa D. Branca, a da Xá Hermínia (com salsicharia), a do Senhor José (ido de Lisboa), a mercearia do Ti Possidónio e a dos panos da Xá Flávia (também salsicharia). Na Praça, gaveto com o rua de São Pedro, a do senhor António Falcão e no Arrabalde, a do Jaquim Morujo. 

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Num povoado como Montalvão, quase com três mil habitantes, muita e variada necessidade de bens para o dia-a-dia, as lojas eram de paragem diária obrigatória. Fosse de manhã, à tarde ou ao anoitecer poucos montalvanenses - principalmente as mulheres e crianças que passavam mais tempo no povoado que no campo - não rumavam a uma loja para comprar algum utensílio ou ingredientes para fazer comida ou cuidar da casa. E fazer roupa...




As lojas tinham "de tudo ou quase". Neste aspeto eram iguais mas depois havia algumas mais iguais que outras, ou seja, com mais especialização embora vendessem de tudo. E não tendo naquele dia haveriam de o ter no dia seguinte ou muito próximo disso...




A da Xá Hermínia, em Lisboa (tirando a parte da salsicharia) seria uma retrosaria (agulhas, alfinetes, botões e linhas). Já a do Senhor António Falcão seria uma espécie de loja "Casa Africana" em versão aldeia sem pronto-a-vestir. Panos do mais fino, as popelinas. O Ti Jaquim Morujo era uma espécie de "vale tudo", desde os indispensáveis panos até pregos e alguns utensílios que nem ele já devia saber para que serviam, tão antigos eram. Como candeias de iluminar a azeite quando já havia luz elétrica! A do Senhor Augusto era a que tinha as "novidades". Quem queria saber o que havia de novo em Nisa, sem ir a Nisa, ia à loja do Senhor Augusto e da Dona Branca. E foi lá que começou, em Montalvão, o Telefone e esteve anos-a-fio o posto dos Correios. Um mundo. E assim se fazia Montalvão. 




Quem comprou em quase todas as lojas - nos final dos Anos 60 e início de 70 - ainda havia, pelo menos quatro, tem estórias em todas. A mais central era a do senhor Augusto que passou, depois, para um "ratinho" da Beira Baixa, o Senhor Luís com uma irmã divorciada.




Entretanto o lojista da Beira Baixa tinha dado lugar ao Ti Xequim da Tróia, em meados dos Anos 50. Talvez a melhor estória pessoal tenha sido nesta loja, bem central, na rua Direita quando ainda se denomina do Outeiro.




A minha avó materna tinha "recebido instruções" das filhas para modificar os pequenos almoços dos netos. Numa manhã recebi um mandado. Vai à loja do Xequim da Tróia comprar pó para tingir. Lá fui.

"Óh senhor Jaquim da Tróia a minha avó quer pó para tingir". O lojista questionou: "E de que pó? O azul ou o ocre?" Eu respondi: "Não sei!" Senhor Jaquim da Tróia lembra-se de questionar: "De que cor tem a casa as barras?" Eu: "São azuis!" Senhor Jaquim da Tróia: "Então deve querer caiar de ocre. Leva lá este!" 
Quando cheguei a casa - nem dois minutos levava o caminho entre a loja e a casa na rua de São Pedro - a minha avó diz: Não é deste pó. É pó para tingir o leite. Lá regressei eu à loja para fazer a troca. Um cartucho de pó para tingir a cal por uma embalagem do famoso chocolate acacauzado, que rareava em Lisboa, mas nalgumas "coisas" Montalvão ficava mais perto de Espanha que de Portugal:




Em Lisboa era mais Milo, Ovomaltine, Nesquik ou Toddy, embora houvesse cacau espanhol, mas não havia hábito de consumo. Cola-Cao era Montalvão ou Casalinho.



Próxima "paragem": Os Ferreiros 

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21 novembro 2019

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Estradas: Montalvão Sem Nisa (Século XX)

21 novembro 2019 0 Comentários
ERA UMA VEZ MONTALVÃO E NISA FICOU DE FORA!





1809
As ligações são muito difusas. Existem mas percebe-se que apenas as principais localidades têm caminhos largos. Entre localidades maiores e menores restam caminhos estreitos (trilhos) muitas vezes impraticáveis em invernias agrestes. O "drama" é que durante um século praticamente não há cartografia geral. Há mais localizada à volta das principais cidades (capitais de distrito) e entre estas. O "vazio" está sempre em vias de poder deixar de o ser com o avolumar do interesse em investigar e descobrir. Até lá...


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1901
A estrada que liga Alferrarede a Montalvão, a Nacional n.º 359 começou de "mansinho". Ei-la em 1901. Por Mouriscas até Mação. Interrupção. De Nisa para Montalvão ficou curto, pouco depois da Ribeira de Nisa lá no topo da cumeada onde estava a «Casa dos Cantoneiros» Mas importante pois neste ponto há uma encruzilhada mesmo com caminhos de "terra batida": para Sul (Nisa); para Leste (Póvoa e Meadas); para Norte (Montalvão e Salavessa - pelos Barros ou Barreiros Vermelhos); e para Oeste (Pé da Serra e desvio para a Salavessa). Montalvão uma ilha rodeada de terra!




Há muito que se exigia
A estrada tinha que ligar Montalvão à «rede nacional» e não ficar um caminho de "terra batida" entre o Monte Queimado e Montalvão. Nasceria, mais tarde, a variante n.º 3. Mas... demorou!


1918
A estrada que liga Alferrarede a Montalvão, a Nacional n.º 359 continuou aos "soluços". Ei-la em 1918. Por Mouriscas até Mação e já em Furtado. Interrupção. Pequeno troço entre Amieira e Vila Flor. Interrupção. Bom "avanço" de Nisa a Montalvão, ficando pouco depois do ribeiro de Fivenco ou Fevêlo (em montalvanês) nos Barros ou Barreiros Vermelhos que era a via principal, por ser a mais segura e para tração animal - embora não a mais curta (esta era pela Corredoura) - entre Montalvão e a Salavessa. Nos Anos 70 era possível encontrar montalvanenses com 75/80 anos que se lembravam do "macadame da estrada de Nisa só chegar à ponte do ribeiro de Fevêlo". Montalvão planeada em ser ligada a Nisa, por piso duro, na principal carta existente em Portugal, a editada pela Vacuum Oil, em 1918. 



Mas também em edição "oficial" na Carta Corográfica de Portugal






1950
A estrada que liga Alferrarede a Montalvão, a Nacional n.º 359 praticamente concluída uns... cem anos depois. Ei-la em 1950. Por Mouriscas até à Amieira. Interrupção mas previsão de ligação, por Vila Flor, para lá da Falagueira em Monte Claro. De Nisa para Montalvão estava concluída, embora como variante 3. A ideia seria fazer a ligação entre Alferrarede (Abrantes) e Portalegre, por Póvoa e Meadas, Beirã e Santo António das Areias. Não "saiu do papel" certamente por habilidade em ligar Nisa a Póvoa e Meadas pelos muros das barragens do Poio (inaugurada em 1932) e, embora quase 30 anos depois, a da Póvoa (inaugurada em 1928) com estradas em macadame a do Poio e já em alcatrão a da Póvoa. Solução mais simples e... barata. As linhas de água estavam ultrapassadas por elas próprias. Montalvão deixou de ser uma ilha rodeada de terra!



Em 1937 entre Nisa e Montalvão a estrada de macadame (piso duro) estava concluída. Seguiram-se pormenores, entre eles o alcatroamento.  Depois o que houve foi a construção de vias rodoviárias mais importantes que a EN 359 envolventes às ligações para Montalvão (ver NOTA FINAL)


1969
A estrada que pretendia ligar Alferrarede a Portalegre, a Nacional n.º 359 deixa de fazer sentido pois o troço entre Montalvão (com mais rigor cumeada atrás da "ex-Casa dos Cantoneiros") e a Beirã não será construído. 

A tracejado o troço entre a estrada Nisa/Montalvão para a Beirã (via Póvoa e Meadas) que nunca passou do papel

A Estrada Nacional n.º 359 vai ter inúmeras variantes. Quatro (mas vão ser mais...) Ei-la em 1969.  Por Mouriscas até Envendos e depois a findar na Amieira. Interrupção. Seguia-se o troço de ligação a Nisa pelo Monte Claro. Depois a habitual e ancestral ligação a Montalvão, pela variante 3. No outro extremo o troço Portalegre para a Beirã com a variante 4 que ligará a Beirã à Fadagosa pela Herdade do Pereiro. 




1979
A estrada que liga Alferrarede (subúrbio de Abrantes) a Montalvão, a Nacional n.º 359 com ligação a sul de Envendos para a margem do rio Tejo onde havia uma "barcaça" (o símbolo (\\) no mapa é esse...) para transporte de automóveis e outros veículos de tração animal/pessoas para a Amieira. Ei-la em 1979. Por Mouriscas, Mação, Envendos, Amieira e Vila Flor. Depois a ligação que, prevista, nunca foi construída, entre Vila Flor, Albarrol e Monte Claro. Daqui até à «ex-Casa dos Cantoneiros». Depois a variante 3 para Montalvão, pois a EN 359 nunca foi construída na ligação à Beirã por Póvoa e Meadas numa ligação a Leste da «ex-Casa dos Cantoneiros». E o troço - Portalegre à Beirã - que tinha começado do outro lado, pois a estrada (EN 359 era, no "papel" era uma ligação, Portalegre - Alferrarede - Portalegre). Mais uma variante, a 4, da Beirã à Fadagosa.






1989
A estrada que liga Alferrarede a Montalvão (desde Nisa variante 3), a Nacional n.º 359 com duas alternativas a sul de Envendos com a construção da barragem do Fratel (inaugurada em 1973 e posterior utilização para atravessar o rio Tejo). Ei-la em 1989. Por Mação até Envendos e depois a findar na Amieira ou a alternativa pela barragem do Fratel e ligação a Nisa pelo Monte Claro. A ligação a Montalvão há muito que estava concluída. No outro extremo, a EN 359 que ligará Portalegre à Fadagosa (variante 4 desde a Beirã), por Santo António das Areias, Beirã e Herdade do Pereiro.




1999
O Novo «Plano Rodoviário Nacional» tudo vai modificar com a previsão da construção de uma via rápida com separador central entre a A1 e o IP2, paralela ao rio Tejo "decalcando" a EN 359 mas forçando passagens a cortar acidentes de terreno, com viadutos ou esventrar elevações, impossível de fazer no século XIX. A Nacional n.º 359 degradada como quase sempre esteve por ser incipiente desde a origem cumpre: Alferrarede - Mouriscas - Mação - Furtado - Envendos - Amieira ou Gardete/Fratel (variante 7) - Monte Claro - Nisa - Montalvão (variante 3 desde a "ex-Casa dos Cantoneiros"). Interrupção que nunca passou de projeto. Depois o outro extremo, pela Beirã (desta a variante 4 da Herdade do Pereiro à Fadagosa) - Santo António das Areias - Portalegre.  



2019
Na atualidade as estradas deixaram de ter interesse em estarem numeradas. A ex-SCUT (ex-Sem Custos para o UTilizador) ou A-23/IP-6/E 806 (Autoestrada 23/Itinerário Principal 6/Estrada Europeia 806) "abafou" a centenária EN 359 - Alferrarede para Montalvão, embora variante 3 depois da cumeada (limite da freguesia de Montalvão para as duas freguesias de Nisa (para Oeste) e para a freguesia de Póvoa e Meadas (para Leste). A tal interrupção que nunca passou de projeto. Depois a variante 4, pela Beirã - Barretos - Santo António das Areias - Portalegre. 
     


Custou... mas foi!

NOTA 1: Quando a Estrada Nacional n.º 359 foi pensada e iniciada (meados do século XIX) fazia todo o sentido pois Montalvão, bem como toda a região do concelho de Nisa tinha ligações muitos fortes a Abrantes, desde militares a eclesiásticas, como se escreverá um dia destes neste blogue. Quando a EN 359 foi concluída, em final dos anos 30, já fazia pouco sentido. Mas isso só significou que o País evoluiu noutro sentido cem anos depois. Quando terminou a construção do troço final, em macadame, até ao início da rua de São João/Arrabalde estava já, em execução, pelo Município de Nisa, desde 1934, a transformação do antigo caminho (piso mole em terra batida por séculos de utilização) entre Montalvão e a Póvoa e Meadas em estrada municipal (mais estreita) em piso duro (macadame) para ligar com o troço que o Município de Castelo de Vide já tinha construído até à "fronteira" entre os dois concelhos que coincidem com a "fronteira" entre as duas freguesias: Montalvão e Póvoa e Meadas;
 
NOTA 2: A localização de Montalvão (sede de Concelho e depois de Freguesia) num extremo, permite-lhe ter uma posição de charneira rodoviária que aumentou com a construção da barragem de Cedillo. Tem mais três estradas em piso duro (alcatroado): 
Ligação a Póvoa e Meadas e desta a Castelo de Vide;
Ligação à Salavessa, o segundo (agora apenas "outro") grande aglomerado populacional da freguesia;
Ligação a Espanha (tem dias, de vez em quando...) pela Barragem de Cedillo por uma variante circular que evita a passagem pelo centro da povoação e que tem muito para contar pois foi pensada nos anos 60 - para evitar a circulação de veículos pesados para permitir a construção da barragem - mas apenas executada nos Anos 90! 

"Pano para mangas" para num dia destes (aproveitando o frio e a chuva que apareceu por Portugal) escrever acerca delas!
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19 novembro 2019

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Os Alfaiates

19 novembro 2019 0 Comentários
HOUVE DEZENAS DE ALFAIATES EM SETE SÉCULOS MONTALVANENSES.


No apogeu demográfico e social do povoado, anos 40 e 50, houve o Ti Juan Cabrêra na rua Direita, o Ti Zé Patrício e o Ti Xico no rua de São Pedro, o Ti Zé Maria no Arrabalde, e até duas alfaiatas, a Xá Albertina na rua da Costa e a Xá Mariana na ruínha da Praça. Conheci bem dois Alfaiates (e Barbeiros) de Montalvão. E ainda havia as Costureiras para as senhoras da Vila.

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Os Alfaiates também eram Barbeiros. Nem todos. O Ti Zé Maria, o Ti Xico e o Ti Zé Patrício eram. Havia que alargar o "negócio" que era à míngua e a Barbearia sempre permitia amealhar mais uns tostões.


  
Os Alfaiates eram dos artesãos mais folgazões que havia no povoado. Era fácil ter histórias com eles, apesar de não ter barba, nem me fazerem fatos. Tenho estórias com dois deles. 




A do Ti Xico que até era o que via mais vezes, por ficar do outro lado da rua onde vivia em Montalvão, é simples. Um dia alguém entendeu que devia de cortar o cabelo que era bem grande. Talvez fosse ideia da minha avó materna. Lá atravessei a rua para levar um corte radical. Quando cheguei a Lisboa diziam-me que tinha o cabelo cortado à tigela! Mentira. Modernices dos manientos que viviam na Capital do Império! O certo é que depois disso com o Ti Xico passou a ser Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite conforme a hora em que nos cruzávamos. O Ti Xico tocava banjo lindamente. Transportava-me para o Paraíso.



Com o Ti Zé Maria a estória foi de outro quilate. No Arrabalde, lusco-fusco, vejo um ferro com brasas a brilhar como estrelas incandescentes qual peça de fantasia. Peço licença - ser neto do Ti Zé Caratana a isso obrigava - para entrar e espigadote de Lisboa, questiono. 


- Isso é algum utensílio com poderes mágicos de um «filme americano de fição científica»?

Ao que ele respondeu. «É sim senhor! Olha ali para a tua esquerda. O que vês?»

Respondi: «Uma peça de pano!»


Ele voltou: «Agora olha para a tua direita. O que vês?»

Respondi. «Um fato completo!»


Ele terminou a conversa, rematando: «Como vês este utensílio espacial de fantasia faz magia!»


Era assim que se crescia em Montalvão


Próxima "paragem": Os Lojistas
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17 novembro 2019

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A Ponte (Ribeira de Nisa)

17 novembro 2019 0 Comentários
ANTES DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA NISA-MONTALVÃO-NISA ONDE SE PASSARIA A RIBEIRA DE NISA?



Montalvão é - sempre foi - lugar isolado devido ao triângulo que fazem três cursos de água difíceis de transpor (a não ser por "Barca"): rio Tejo, a Norte; rio Sever, a Leste; e ribeira de Nisa, a Sul e Oeste. Até ser construída a rede rodoviária as pontes (de pedra) mais próximas eram: Alcântara (rio Tejo), Portagem (rio Sever) e Nossa Senhora da Graça (ribeira de Nisa). 



A ribeira de Nisa e o rio Sever nascem na vertente norte da Serra de São Mamede distando menos de três quilómetros entre as duas nascentes na linha de topos que separa o concelho de Portalegre do concelho de Marvão. A ribeira de Nisa corre para Oeste e o rio Sever para Norte. 


O território isolado. Entre o rio Tejo, a ribeira de Nisa (afluente do rio Tejo), o rio Sever (afluente do rio Tejo) e a ribeira de São João (afluente do rio Sever) 

Só próximo do final da década de 70 e início de 80 do século XIX a estrada n.º 359 chegou à ribeira de Nisa. Depois foi construída a ponte para permitir ligar a margem esquerda à direita e a ligação completa a Montalvão umas boas décadas depois. A seu tempo se escreverá e ilustrará com mapas essa evolução aos "soluços". 


Aliás foram construídas duas pontes pois foi ainda necessário construir uma pequena ponte sobre a ribeira de Santo André, na Bruceira, já próximo na confluência desta com a ribeira de Nisa. A tentativa de fazer o percurso mais curto entre Nisa e Montalvão a isso obrigou.



A única ponte sobre a ribeira de Nisa que se conhece, anterior à construção da existente na estrada n.º 359 (juntamente com a ponte da Bruceira) é a ponte de pedra junto à Ermida de Nossa Senhora da Graça. Seria por aqui que se circulava entre Montalvão e Nisa e desta para Montalvão? Provavelmente...



Não havendo outra ponte (poderá haver alguma outra mais para montante já numa ligação próxima a Castelo de Vide por isso afastada do território que nos interessa) só esta ponte antiquíssima de pedra em arco romano assegurava todo o ano condições para que pequenos veículos de tracção animal (carroças ou carros, já que as carretas eram mais para "serviço" rural) e mesmo assim "à justa" pudessem atravessar a ribeira de Nisa. E sem ser no Verão também só neste ponto as pessoas conseguiam atravessar a ribeira. 


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Em 1809 era assim que se cartografavam as ligações entre Montalvão e as localidades vizinhas

Os mapas que parecem mal desenhados podem ter (e têm) pouco rigor na localização absoluta, mas afinal as ligações podem estar certas. Para um montalvanense deslocar-se a Nisa tinha de passar a ribeira de Nisa muito mais a jusante do que na atualidade. Assim, o que ouvia dizer, em início dos Anos 70 aos mais idosos (nascidos por volta de 1900, ou seja, da idade do século XX) da povoação encaixa. Eles lembravam-se da estrada de Nisa em macadame só chegar aos "Barros ou Barreiros Vermelhos" (de Montalvão para este cruzamento circulava-se por uma azinhaga) mas tinham ouvido dizer a outros, uns 50 anos mais velhos, que tinha de se passar ao Pé da Serra para ir a Nisa!



Nos anos 70 fazia desconfiar mas agora é verosímil. Se apenas havia uma ponte e essa ponte liga a ribeira de Nisa ao Pé da Serra (que teve importância crescida durante séculos com a utilização da antiga e única ponte de pedra) então a lógica era o caminho "mais seguro" entre Montalvão e Nisa, ser este: 



Seria? Será sempre uma incógnita até haver mais informação...
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13 novembro 2019

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De Montalvão a Nisa São Cinco Horas de Caminho

13 novembro 2019 0 Comentários
O ISOLAMENTO DE MONTALVÃO PELO SEU SÍTIO (ALTO DE UM MONTE ISOLADO) E LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (NA RAIA COM ESPANHA) DUROU SÉCULOS.



As estradas chegaram tarde. Utilizavam-se os caminhos e as azinhagas (caminhos murados), ou seja, via pública entre propriedades privadas delimitadas por muros construídos com pequenas lajes de xisto e ponedos.


Em 1901, quanto a estradas, Montalvão continuava uma ilha rodeada de terra!

Antes das estradas e até mesmo depois delas pois não havia meios - principalmente automóveis - para lhes dar uso constante e necessário, os montalvanenses tiveram nos correios, depois telégrafo e a seguir telefone a possibilidade de quebrar - nem que fosse em sentimento - esse isolamento. Sabe-se que em 24 de abril de 1758, como sede de concelho, Montalvão não tendo correio era servido por Portalegre: enviava correio às quintas-feiras e recebia aos sábados. Depois passou a ser servido por Nisa e finalmente passou a ter correio na localidade. Mas esta história, com datas precisas e concretas, tal como a do telégrafo e do telefone fica para outro dia.



Em 1888 com a construção da ponte rodoviária (e pedonal), sobre o rio Tejo, nas Portas de Ródão, houve um avanço importante nas ligações pelo Interior de Portugal entre o Norte e o Sul e vice-versa, como é óbvio.  



O correio "acelerou" com a possibilidade de fazer chegar uma carta ou encomenda entre Montalvão e Castelo Branco em menos de 24 horas. Montalvão (estação de 5.ª categoria) recebia a mala de correio de Nisa, diariamente, ao meio-dia (tinha saído de Nisa cinco horas antes pelas sete da manhã) e expedia para Nisa duas horas depois - era almoçar e regressar - pelas 14 horas. 



Nisa (estação de 4.ª categoria) expedia para Montalvão às sete da manhã (depois de cinco horas de caminho chegava ao meio-dia) e recebia de Montalvão às sete da tarde (cinco horas depois de ter saído, pelas duas da tarde).



Castelo Branco (estação de 1.ª categoria) recebia a mala postal de Nisa às 11:30 da manhã (depois de seis horas e meia de caminho, pois saía de Nisa às cinco da manhã) e enviava às duas da tarde para Nisa (onde chegava às oito e um quarto da tarde, depois de seis horas e um quarto de caminho). 



Resumindo e concluindo
O que fosse expedido de Montalvão para Castelo Branco, saía às duas da tarde da localidade para chegar a Castelo Branco no dia seguinte às onze e meia da manhã (21 horas e meia depois). De Castelo Branco para Montalvão era despachar até às duas da tarde para chegar no dia seguinte pelo meio-dia (22 horas depois).

Uma "rede de comunicações" engenhosa e radicular que permitia chegar aos lugares mais recônditos mesmo sem estradas.

Por caminhos e azinhagas...
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