Montalvão é - sempre foi - lugar isolado devido ao triângulo que fazem três cursos de água difíceis de transpor (a não ser por "Barca"): rio Tejo, a Norte; rio Sever, a Leste; e ribeira de Nisa, a Sul e Oeste. Até ser construída a rede rodoviária as pontes (de pedra) mais próximas eram: Alcântara (rio Tejo), Portagem (rio Sever) e Nossa Senhora da Graça (ribeira de Nisa).
A ribeira de Nisa e o rio Sever nascem na vertente norte da Serra de São Mamede distando menos de três quilómetros entre as duas nascentes na linha de topos que separa o concelho de Portalegre do concelho de Marvão. A ribeira de Nisa corre para Oeste e o rio Sever para Norte.
O território isolado. Entre o rio Tejo, a ribeira de Nisa (afluente do rio Tejo), o rio Sever (afluente do rio Tejo) e a ribeira de São João (afluente do rio Sever) |
Só próximo do final da década de 70 e início de 80 do século XIX a estrada n.º 359 chegou à ribeira de Nisa. Depois foi construída a ponte para permitir ligar a margem esquerda à direita e a ligação completa a Montalvão umas boas décadas depois. A seu tempo se escreverá e ilustrará com mapas essa evolução aos "soluços".
Aliás foram construídas duas pontes pois foi ainda necessário construir uma pequena ponte sobre a ribeira de Santo André, na Bruceira, já próximo na confluência desta com a ribeira de Nisa. A tentativa de fazer o percurso mais curto entre Nisa e Montalvão a isso obrigou.
A única ponte sobre a ribeira de Nisa que se conhece, anterior à construção da existente na estrada n.º 359 (juntamente com a ponte da Bruceira) é a ponte de pedra junto à Ermida de Nossa Senhora da Graça. Seria por aqui que se circulava entre Montalvão e Nisa e desta para Montalvão? Provavelmente...
Não havendo outra ponte (poderá haver alguma outra mais para montante já numa ligação próxima a Castelo de Vide por isso afastada do território que nos interessa) só esta ponte antiquíssima de pedra em arco romano assegurava todo o ano condições para que pequenos veículos de tracção animal (carroças ou carros, já que as carretas eram mais para "serviço" rural) e mesmo assim "à justa" pudessem atravessar a ribeira de Nisa. E sem ser no Verão também só neste ponto as pessoas conseguiam atravessar a ribeira.
(clicar em cima desta e de quase todas as imagens permite melhor visualização das mesmas)
Em 1809 era assim que se cartografavam as ligações entre Montalvão e as localidades vizinhas |
Os mapas que parecem mal desenhados podem ter (e têm) pouco rigor na localização absoluta, mas afinal as ligações podem estar certas. Para um montalvanense deslocar-se a Nisa tinha de passar a ribeira de Nisa muito mais a jusante do que na atualidade. Assim, o que ouvia dizer, em início dos Anos 70 aos mais idosos (nascidos por volta de 1900, ou seja, da idade do século XX) da povoação encaixa. Eles lembravam-se da estrada de Nisa em macadame só chegar aos "Barros ou Barreiros Vermelhos" (de Montalvão para este cruzamento circulava-se por uma azinhaga) mas tinham ouvido dizer a outros, uns 50 anos mais velhos, que tinha de se passar ao Pé da Serra para ir a Nisa!
Nos anos 70 fazia desconfiar mas agora é verosímil. Se apenas havia uma ponte e essa ponte liga a ribeira de Nisa ao Pé da Serra (que teve importância crescida durante séculos com a utilização da antiga e única ponte de pedra) então a lógica era o caminho "mais seguro" entre Montalvão e Nisa, ser este:
Seria? Será sempre uma incógnita até haver mais informação...
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