MONTALVÃO É UMA DAS LOCALIDADES QUE INTEGRA A "BÍBLIA" DA CONSTRUÇÃO POPULAR PUBLICADA EM 1961, PELO "SINDICATO NACIONAL DOS ARQUITECTOS".
A obra "Arquitectura Popular em Portugal" é um marco, tanto para a prática arquitetónica, como para o estudo e compreensão do património cultural e material do nosso país. No final da década de 50, entre 1955 e 1959, do século XX um grupo de 18 arquitetos realiza um Inquérito sistemático à arquitetura vernácula no território português para o então "Sindicato Nacional dos Arquitectos". Agrupados por seis zonas, percorreram cerca de 50 mil quilómetros de automóvel, de lambreta, motorizada, a cavalo e a pé, fazendo cerca de 10 mil fotografias, centenas de desenhos e milhares de notas escritas.
Montalvão está estudado e a localidade descrita na zona 5 do Volume 2 (Extremadura, Alentejo e Algarve), na página 183, pelos arquitetos Frederico George, António Azevedo Gomes e Alfredo da Mata Antunes. No Norte e Nordeste Alentejano é a única aldeia* entre as seis localidades - vilas - estudadas a norte de Portalegre o que mostra a sua importância como aglomerado populacional.
* apesar de ser administrativamente uma aldeia (sede de freguesia) desde que teve o concelho extinto, em 28 de dezembro de 1836, nunca os montalvanenses perderam o hábito, passado de geração em geração, de dizer: "vou à Vila", "estou na Vila" ou "abalei da Vila".
Para lá da citada obra
Montalvão é um excelente exemplo de um aglomerado concentrado num Meio Rural. Um dos melhores exemplos em Portugal. Tem uma estrutura simples como o esquema (em baixo) ilustra e que se pode fazer com facilidade, permitindo até perceber a evolução desde o século XIV (1324) até ao século XX quando deixou de aumentar, em casario. Demograficamente deixou de crescer depois de 1946 ou 1947. Em meados dos Anos 40 tinha cerca de dois mil habitantes num pequeno espaço equivalente a cerca de dois hectares. Uma freguesia com aproximadamente três mil pessoas, repartidas por:
2 000: Montalvão
700: Salavessa
250: Santo André
50: Monte do Pombo e dispersos.
Montalvão: aglomerado concentrado num esquema de arruamentos simples no topo de um Monte com orientação Este/Oeste.
Ainda há um vestígio, já muito desgastado, no "Chafariz da Venda" da estrada "brasonada" por ser Real, entre Castelo de Vide e Castelo Branco (e vice-versa) utilizando a Barca para atravessar o rio Tejo, no sítio da Lomba da Barca.
Um dia destes esta temática - evolução histórica dos arruamentos em Montalvão - merecerá o devido destaque neste blogue
0 comentários blogger
Enviar um comentário