-->

Páginas

22 dezembro 2022

Textual description of firstImageUrl

Faria Artur: Aposentação 80 Anos

22 dezembro 2022 0 Comentários

É UM DOS MAIS ILUSTRES MONTALVANENSES DO SÉCULO XX.




Talvez mesmo o mais ilustre.


Há 80 anos, em 22 de dezembro de 1942, aposentou-se como Professor Primário na Casa Pia de Lisboa. Notícia publicado em «Diário do Governo» de então.



Com esta notícia ficará feita a devida homenagem, embora todas sejam sempre poucas para uma tão ilustre figura. Em destaque os sete textos que foram publicados sobre a sua biografia. Ficará a faltar um texto a publicar em 10 de março de 2026 acerca dos 55 anos do seu falecimento.



Desde o seu nascimento, na Praça (depois da República, em 1910) em Montalvão, até à Aposentação passaram 61 anos, nove meses e cinco dias, de uma vida inicialmente atribulada (órfão de pai e mãe) mas depois cheia de iniciativas e plena realização pessoal e profissional.



O montalvanense é figura grada numa Instituição que desenvolveu o intelecto e física de milhares de portugueses com muitos a serem personalidades em destaque na Vida Portuguesa.



A ele (algumas vezes em co-autoria) se devem alguns dos melhores livros escolares - incluindo mapas e dicionários - editados, em Portugal, durante mais de cinco décadas. Eis alguns exemplos:



Em 1930, doze anos antes de deixar a instituição, por aposentação, elaborou um texto autobiográfico em que soube ser sucinto mas concreto, desde as suas origens e tragédias em Montalvão até aos dias radiosos como aluno e professor na Casa Pia de Lisboa.



E assim se ia fazendo Montalvão com montalvanenses mesmo longe...


NOTA: Agradecimento à nobre Casa Pia de Lisboa que facilitou o acesso ao processo do aluno António de Matos Faria Artur bem como à sua extensa bibliografia 




0 comentários blogger

Enviar um comentário