-->

Páginas

24 outubro 2020

Textual description of firstImageUrl

Além-Tejo (1255)

24 outubro 2020 0 Comentários
AÍ ESTÃO OS TEMPOS DE MUDANÇA.



Com o território pacificado mas pouco povoado as Ordens Militares vão perdendo importância. No território, outrora da Açafa, doado em 5 de julho de 1199, os Templários conseguiram êxito total na expulsão dos almóadas e pacificação levando a "fronteira cristã/muçulmana" para um limite cada vez mais meridional. Mas não tiveram o mesmo sucesso no povoamento pois até Nisa, fundada em 1232, não era muito povoada face às expectativas de poder ser um polo difusor de povoamento numa vasta área, mesmo com a ideia mítica que teria sido fundada com a ajuda de antigos habitantes de Nice (França) daí a semelhança entre os dois topónimos.


Os Templários com a sua mestria e desempenho conseguiram mesmo fazer aumentar o território que lhes foi doado em 1199 pois dele não constavam Alpalhão e Arez que estão a sul da ribeira de Figueiró e desta para ao "esporão rochoso" da Melriça junto a Castelo de Vide.


Depois do domínio das Ordens Militares chegava o tempo das Dioceses tomarem para si a responsabilidade de administrar e povoar o território vasto mas sem capacidade de atrair pessoas de outras áreas ou permitir que o crescimento demográfico fosse sustentável face às características climáticas, geomorfológicas e de organização agrária do Além-Tejo. A estabilidade na organização dos Bispados era muito superior à da Ordem dos Templários. Entre 1240 e 1255, houve cinco Mestres da Ordem dos Templários (há investigadores/divulgadores que indicam seis), mas dois Bispos da Guarda e um Bispo de Évora. Mesmo até à extinção dos Templários a renovação da liderança nestes e a estabilidade dos dois Bispados é por de mais evidente. Não explica tudo, mas clarifica muito.



Depois da reivindicação do território pelo Bispo da Guarda, em 1242, com recusa dos Templários e consequente excomunhão (clicar), seguindo-se a necessidade de proteção pedida ao Bispo de Évora, em 1250 (clicar) adivinhava-se uma luta de poder pela posse do território que restava aos Templários na «Herdade da Açafa», entre o Bispado da Guarda e o de Évora. E eis que chegaria em 1260 como mais tarde, aqui neste blogue, num Futuro próximo, talvez já em Novembro deste ano de 2020, será divulgado todo o vasto acordo entre os dois Bispados, em latim e a respetiva tradução em português contemporâneo. A seguir publica-se um excerto (dez por cento do texto do acordo) e a divisão territorial.

Antes recordemos parte do texto da ata feita na cidade de Tomar, em abril 1250, em latim e a tradução:



E um pequeno excerto do vasto texto escrito em 22 de março de 1260, em latim e a divisão territorial acordada (esta ainda não é a tradução literal a partir do Latim):



Afinal a estratégia de abril de 1250 - fazer acordo com o Bispo de Évora perante a pressão da Diocese da Guarda - não durou mais que uma década. Em 22 de março de 1260, os dois Bispados preferiram resolver entre eles os limites entre as suas Dioceses à revelia da Ordem do Templo retalhando o território ainda ocupado pelos Templários. Os pormenores ficam para mais tarde, divulgados aqui no blogue, como já ficou atrás escrito. 


Para trás (Passado) ficaram registadas as ações de abnegação, mestria e coragem dos míticos Cavaleiros da Ordem do Templo de Salomão. No Futuro (para nós e vindouros) está espelhado muito do que eles foram, fizeram com tanto apego e valor que ficará deles para todo o sempre uma imagem como esta:




O território templário a sul do rio Tejo ia resistindo. Em 1260 nova tormenta chegaria...

0 comentários blogger

Enviar um comentário