-->

Páginas

16 maio 2020

Textual description of firstImageUrl

Bicharada Montalvanense I

16 maio 2020 0 Comentários
OS ANIMAIS SELVAGENS FAZIAM PARTE DO DIA-A-DIA DA VIDA DOS MONTALVANENSES.


Dificilmente num dia no campo não se viam mais de meia centena de espécies diferentes, desde as mais pequenas, como os mosquitos ou formigas, às maiores como as cobras de metro e meio. 

Eis algumas espécies com os respetivos nomes como eram conhecidos em Montalvão. Por baixo, a "tradução" à grave (linguagem para lá do Arrabalde da Vila).



ALECRENSE




LICRANÇO - Designação comum a diferentes espécies de répteis sáurios de corpo alongado e membros reduzidos ou ausentes, também conhecidos por cobra-de-vidro, fura-mato, etecetra... Réptil sáurio (Anguis fragilis), ápode e anguiforme, presente em Portugal, pode atingir cerca de meio metro e alimenta-se de vermes, lagartas, etecetra...
Como referenciar: licranço in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:10:02]. Disponível na Internet: 



ANDORISCU

LIBÉLULAÉ um animal voador invertebrado do filo dos artrópodes, da classe dos insetos da ordem dos odonatos e família dos Libelulídeos. Da ordem do odonatos fazem parte as libélulas e libelinhas de que se conhecem no mundo quatro mil oitocentas e setenta espécies. Como todos os odonatos as libélulas são insetos carnívoros, cujo abdómen é comprido e estreito. Possuem quatro asas transparentes com finas nervuras e os olhos são globosos e facetados. As libélulas voam nos bosques e nos campos por vezes afastadas das suas zonas aquosas onde tiveram origem. São os insetos voadores mais versáteis do mundo podendo atingir velocidades entre os cinquenta e noventa e cinco quilómetros por hora. As libélulas (Aeschna juncea) são insetos carnívoros e atacam outros insetos como vespas e um enorme número de mosquitos quer no estado larvar quer no estado adulto. O tórax possui fortes músculos que permitem o trabalho de asas e o abdómen é constituído por dez segmentos o último dos quais, no macho, possui dois ou quatro ganchos utilizados para fixação no acasalamento. No macho, o segundo e terceiro segmentos estão transformados num órgão copulador. Na copulação o macho fixa a fêmea com os ganchos usualmente pela cabeça ou pelo pescoço. A fêmea encurva o abdómen de maneira a que a abertura genital entre em contacto com os órgãos copuladores do macho. O acasalamento em geral ocorre no ar. Os ovos são colocados em folhas de plantas aquáticas. Os ovos desenvolvem-se e a fase larvar ocorre na água. As larvas e ninfas são os habitantes mais ferozes do pântano ou do curso de água. As libélulas encontram-se na Europa, Ásia e América do Norte. Visíveis a partir do meio da primavera, voam de maio ao início de agosto.
Como referenciar: libélula in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:00:03]. Disponível na Internet: 





ANÊCRÉL


ESCORPIÃO/LACRAU - Designação comum aos aracnídeos terrestres da ordem dos escorpiões, geralmente nativos de regiões tropicais e subtropicais, venenosos e de tamanho inferior a 10 centímetros de comprimento, que apresentam pedipalpos em forma de pinças e cauda longa que se pode curvar sobre o dorso e que inclui espécies também conhecidas por alacraia, lacrau, etecetra...
Como referenciar: escorpião in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:04:34]. Disponível na Internet: 


AREICU



PIRILAMPO - Designação comum, extensiva aos insetos coleópteros da família dos Lampirídeos que se destacam pela capacidade de emitir luz na escuridão e que inclui diversas espécies, encontradas sobretudo em regiões quentes, sendo também conhecidas por abre-cu, arincu, caga-lume, luze-cu, luze-luze, vaga-lume, etc.
Como referenciar: pirilampo in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:07:35]. Disponível na Internet: 

POUSÁLOURA




BORBOLETA - Designação comum, extensiva a todos os insetos lepidópteros no estado adulto, que se caracterizam por terem dois pares de asas coloridas, um par de antenas e tromba em espiralmariposa.



RATAQUÊJA





RAPELHO - Pequeno inseto dermáptero (Forficula auricularia), da família dos Forficulídeos, que possui um corpo alongado, de coloração castanha, com tons amarelos nas seis patas e nas asas, e um par de fortes pinças na extremidade livre do abdómen, também conhecido por bicha-cadela, gato-bichaneiro, rapelha, serra-cancelas, etecetra...
Como referenciar: rapelho in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:21:31]. Disponível na Internet: 

SARDAM






LAGARTO - Designação comum, extensiva a diferentes répteis sáurios, que geralmente apresentam cabeça ovalada, pálpebras móveis, corpo escamado, de formato alongado e com patas curtas e cauda longa, fina e pontiaguda.
Como referenciar: lagarto in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:26:55]. Disponível na Internet: 


SARDANISCÂ






LAGARTIXA - Designação comum, extensiva a diferentes espécies de pequenos répteis sáurios, da família dos Lacertídeos, de cabeça achatada, órbitas salientes e coloração variável, frequentes em muros e locais pedregosos batidos pelo solsardanisca, sardonisca, etecetra...
Como referenciar: lagartixa in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-14 18:28:02]. Disponível na Internet: 





Ainda há mais... muito mais! (em breve...)
0 comentários blogger

Enviar um comentário