-->

Páginas

08 fevereiro 2024

Textual description of firstImageUrl

Dia das Comadres

08 fevereiro 2024 0 Comentários
UMA SEMANA DEPOIS DOS COMPADRES CHEGAVA O DIA DAS COMADRES.



Na quinta-feira antes da terça-feira de Carnaval, ou seja, antes do «Domingo Gordo» celebrava-se o «Dia da Mulher Montalvanense».



Comadres e compadres eram uma espécie de parentes por afinidade das ocorrências da vida. Pessoas que não começando na família passavam a fazer parte desta por afinidade devido aos Batizados e Casamentos. Tornavam-se próximos da família - por serem padrinhos e madrinhas de batizado e/ou casamento - ligando por via dos filhos umas famílias a outras.

Numa povoação como Montalvão se todos já são primos de todos, ainda que em grau de parentesco diferenciado, então comadres e compadres eram quase todos uns dos outros.



A celebração do «Dia das Comadres» prolongou-se mais no tempo que o dos «Compadres». Certamente por estarem mais vocacionadas para as tarefas domésticas de fazer e dar bolos e guloseimas. Além disso, em dia de trabalho, durante a semana, estando mais na povoação estavam mais aptas a prepararem as atividades dessa quinta-feira.


Como estes dias já estavam muito próximos do Carnaval - as datas não foram escolhidas ao acaso - as atividades anunciavam já o «Entrudo».

Aliás, em Montalvão, a época do ano com mais «partidas de Carnaval» era a que ia de «Dia de Reis» até «Terça-feira Gorda» entrando depois o tempo de recolhimento e tristeza profunda da Quaresma onde, até, se evitavam batizados, casamentos, mesmo canções alegres. Só os funerais "vinham mesmo a calhar». Antes da Quaresma aproveitava-se bem o tempo que antecedia o Entrudo para fazer o que depois não podia (nem devia...) ser feito!



Como era uma noite de festa por toda a povoação havia uma espécie de três celebrações: a das esposas e filhas dos Lavradores («riques» em montalvanês), a das «catchópas» («raparigas» à grave) e a das mulheres do povo.

A das «catchópas» (raparigas) era a mais simples. No vocabulário montalvanês não havia "filho" e "filha", pois eram respetivamente, «o tê catchôpo» ou «catchôpe» e «a túe catchópa». Havia mesmo variações em todo o léxico. O meu avô materno, conseguia distinguir através de algumas pronúncias e termos próprios (sem estar a ver as pessoas) quem era da Salavessa (a cerca de seis quilómetros), do Monte do Pombo (a cerca de cinco quilómetros) e do Santo André (a uns duzentos metros)! Havia pequenas diferenças - no falar e em sinónimos - mas existiam! Eram alterações subtis, mas que se percebiam para quem vivia uma vida intensamente na freguesia.

As celebrações entre as comadres dos ricos e as dos pobres apenas diferia no local. A dos Lavradores era dentro das casas e a das comadres do Povo era nas ruas. Também não havia, em montalvanês, os termos: esposo ou marido e esposa. Era, respetivamente, «o tê hóme» e «a túe mulhé».



As catchópas
Reuniam-se em grupo, geralmente por proximidade etária, depois da idade da escola (13/14 anos até enquanto fossem solteiras) escolhiam a casa de uma delas - ia rodando de ano para ano - para fazerem o "seu jantar" com o que cada uma ia arrebanhando em casa dos pais. Era uma festa que culminava com o obrigatório arroz-doce montalvanês - desenhos de flores e ramos com pó de canela. Por vezes, as que tinham mais idade e noivo, armavam bailes com catchôpos convidados.

As mulhé
Entre cada grupo de comadres era escolhida uma que recebia das outras ovos, azeite e farinha para fazer filhoses. À porta de casa, do lado da rua, instalavam um alguidar («algudé» em montalvanês), uma tábua (apoiada em outras duas) e amassavam a farinha com os ovos enquanto num fogareiro o azeite ia aquecendo. Depois era a habitual receita para a massa retalhada em finos retângulos colocados em azeite a ferver até alourarem e empolarem. Colocados num prato todas se serviam. Sobrando era dado a vizinhas pobres, geralmente viúvas, já sem vontade, nem desejo para participarem em festas. 


Filhós em Montalvão, coscorões no resto do Mundo

Antes quando passavam pelas ruas, enquanto o Sol ainda iluminava Montalvão, não se livravam de algum dichotes, geralmente ditos pelos «catchôpos da Vila»:  

- As comadres vêm, vêm
Lá em baixo ao Portão
Roendo uma pata de burro
Julgando que é lacão

- As comadres dormem, dormem
Dormem lá numa salinha
Por baixo lhes deitam rosas
Por cima cambraia fina

- As comadres vêm, vêm
Vêm lá ao Santo André
Bebendo mijo de burro
Julgando que é café

- As comadres dormem, dormem
Dormem lá numa caminha
Num dos lados têm um terço,
Do outro uma mesinha  

- As comadres vêm, vêm
Vêm lá à Cadeirinha
Comendo rabo de porco
Julgando que é sardinha

No Mundo, costuma dizer-se, que a Vida são dois dias e o Carnaval são três. Pois em Montalvão são (eram...) cinco, de sexta-feira gorda a terça-feira de Entrudo!

Em 2025, será a 27 de fevereiro

Em Alpalhão que tem mais ligações a Montalvão do que a ideia que há na atualidade, a tradição carnavalesca mantém-se:

0 comentários blogger

Enviar um comentário