-->

Páginas

08 abril 2022

Textual description of firstImageUrl

Olhar dos Outros II

08 abril 2022 0 Comentários

ENCICLOPÉDIAS ESTRANGEIRAS E PORTUGUESAS CONVERGEM.


Assinalam a existência de Montalvão.



Referência na página 691 do 17.º Volume da «Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira», publicada entre 1935 e 1983. Depois teve volumes de atualizações e revisão.




NOTAS (CORRETORAS)
1. A povoação e toda a freguesia está localizada na margem esquerda do rio Sever que tem o curso fluvial de Sul para Norte (e não na margem direita que são terras de Espanha desde o Tratado de Alcanizes);
2. Foi sede de concelho até 1836 (6 de novembro) e não até 1834;
3. O escritor padre Manuel Godinho é mais certo ter nascido em 1633 que em 1630;
4. A Capela em ruína, aquando da fotografia e descrição, é do Espírito Santo (e não a de São Pedro);
5. Muito se alterou desde a publicação do texto enciclopédico: já não tem escola primária, hospital, agência bancária e de seguros, posto da Guarda Fiscal, destilaria de aguardente, fábrica de telha e tijolo e o cemitério deixou de ser no interior do pequeno Castelo;
6. Algum património foi destruído: galilé de três arcos na Capela de São Pedro, muralha original de recanto, a Sul, para construir o Depósito para a distribuição de água canalizada, adro lajeado na entrada da Igreja Matriz, entre outros. 

Em cima: Capela de São Pedro. Em baixo: Capela do Espírito Santo (na Corredoura)



NOTAS (TENTAR ENTENDER)
A freguesia de Montalvão tinha cerca de 2 610 habitantes e 770 edifícios, em 1938 (deve ter sido esta a referência para a enciclopédia) e voltou a ter em 1951 (valores estimativa do I.N.E.).


Assim se descreveu Montalvão na maior e melhor enciclopédia portuguesa publicada no século XX. Espera-se por uma no século XXI seja - como devia ser, em papel - ou digital (como deverá ser). A wikipedia é facilmente manipulável.


E assim se fala e escreve, no século XX em Língua Portuguesa, acerca de Montalvão

0 comentários blogger

Enviar um comentário