-->

Páginas

20 abril 2022

Textual description of firstImageUrl

A "Ilha" Improvável

20 abril 2022 0 Comentários

EM CERCA DE 40 MIL LOCALIDADES EXISTENTES EM PORTUGAL CONTINENTAL E INSULAR - ALGUMAS JÁ DESABITADAS - EIS QUE APARECE MONTALVÃO "NO MEIO DO NADA".




A referência gráfica não deixa de causar espanto e ser surpreendente.

O Semanário «EXPRESSO» de distribuição nacional, agora com edição nas sextas-feiras, iniciou, no final da semana passada, a publicação de umas pequenas revistas relacionadas com a Natureza denominados "Guias da Água". No primeiro número - 25 Rios e Lagoas Imperdíveis - há uma referência a Montalvão sem que nada, aparentemente, o justifique. Mas que aparece numa infografia...aparece. E é único pois todas as outras localidades são citadas por estarem relacionadas com o tema. Montalvão simplesmente é colocado num mapa-esquema onde está referenciada a Região Centro. E apenas aparece Montalvão. Nos restantes três mapas-esquema (Norte, Sul e Ilhas) não há qualquer localidade que esteja assinalada a não ser as que fazem parte dessas regiões e são motivo de reportagem ou de destaque. Montalvão, simplesmente, aparece escrito e mais nada...


Eis as quatro infografias ou mapas-esquema do Norte, Centro, Sul e Açores/Madeira. "Fora" do espaço de cada um, a branco, não há qualquer localidade. Só no da Região Centro há uma localidade e essa localidade é...Montalvão. Montalvão que no Recenseamento realizado em 2021 tem 290 habitantes (freguesia). Mesmo que na área do Nordeste Alentejano existam outras localidades com maior número de habitantes, mesmo freguesias como Póvoa e Meadas (542 habitantes), Gáfete (688 habitantes), Tolosa (811 pessoas) ou Alpalhão (989 pessoas). Para já nem citar localidades que são sedes de concelho: Nisa (2 336 habitantes), Castelo de Vide (2 574), mesmo Marvão (398 pessoas) sempre limitado demograficamente pela localização geográfica. Depois na Região Sul lá está o esperado Portalegre mas já "desapareceu" Montalvão.





Montalvão é assim: há cada uma que às vezes parecem duas...


    

0 comentários blogger

Enviar um comentário