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17 dezembro 2021

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A Carreira (Parte I: Viação Murta)

17 dezembro 2021 2 Comentários

EM FINAL DOS ANOS 30 O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E MERCADORIA LIGEIRA (ENCOMENDAS) CHEGA A MONTALVÃO.



Num território muito isolado, pela rede hidrográfica conjugada com o solo com afloramentos rochosos de grande dimensão que dificultam a circulação dentro do vasto território quanto mais sair dele. A rede de caminhos - para pessoas e um animal sempre foi muito utilizada - para "carretas e carros de parelha" já menos e com muita dificuldade entre meados do Outono e outro tanto na Primavera. Mas havia ligações diretas para Castelo Branco (via Lomba da Barca para atravessar o rio Tejo), Cedilho (atravessando o rio Sever em alguns locais desde a confluência da ribeira de São João até à foz no rio Tejo), Castelo de Vide (via Póvoa e Meadas), Alpalhão (aproveitando uma fase plana do Ribeiro de Fivenco e da Ribeira de Nisa a montante destas) e Nisa (via ponte de pedra da Senhora da Graça, caminho onde se desenvolveu o Pé da Serra por ficar numa cumeada e na encruzilhada do caminho para a Salavessa e Montalvão). Mas foram as estradas (clicar) que permitiram que não fossem apenas os almocreves e os bufarinheiros a sair e entrar de Montalvão vindos de outras localidades ou os «riques» de Montalvão utilizando os seus cavalos e éguas. 


(clicar em cima desta e de quase todas as imagens permite melhor visualização das mesmas)


Apesar de ainda ser um mapa em que havia pouco rigor por não haver "triangulações geodésicas" que só em meados do século XIX foram usadas em Portugal não havia a estrada que há na atualidade bem como a ponte da mesma na ribeira de Nisa. A circulação entre Montalvão e Nisa fazia-se pela ponte de pedra da Senhora da Graça
A ponte de pedra sobre a ribeira de Nisa junto da Ermida de Nossa Senhora da Graça


Coube a uma empresa de transportes de Portalegre a «Empresa de Viação Murta» começar a explorar comercialmente a norte da cidade, utilizando as estradas para ligar as localidades mais importantes. Os "Murtas" já tinham vasta experiência no transporte de passageiros quando estudaram a forma de ligar Portalegre com Montalvão e localidades próximas conseguindo paragens em cinco localidades com os autocarros de passageiros a pernoitar em Arez. Cada viagem ou percurso demorava cerca de três horas e meia, de manhã e outro tanto à tarde. Sete horas de trabalho para os empregados da «Empresa de Viação Murta». Havia a preocupação em fazer ligação - mesmo não direta - com percursos ferroviários na Linha do Leste por ligação ao Ramal de Cáceres (por Castelo de Vide) e ao Ramal de Portalegre (por Portalegre) pois «Os Murtas» iniciaram a atividade, em 1927, estabelecendo percursos com estas estações ferroviárias.

Todos os dias, 365  ou 366 dias por ano. De manhã: partida de Montalvão pelas 08:33 horas chegando a Portalegre pelas 10:10 horas. Montalvão passou a estar a 37 minutos de Nisa, 17 minutos de Póvoa e Meadas, 42 minutos de Castelo de Vide, uma hora e sete minutos de Portagem e 1 hora e 37 de Portalegre. À tarde: saída de Montalvão às 18:32 horas para chegar a Arez pelas 19:25 horas. Nisa a 37 minutos e Arez a 53 minutos
Portalegre (10$00), Portagem (6$50), Arez (5$50), Castelo de Vide (5$00), Nisa (3$50) e Póvoa e Meadas (2$50). Havia o mais importante transportes mas só para quem tinha grande necessidade (não era "barato" para o que se ganhava à jorna nos Anos 40) e compensava largamente, em tempo, comodidade e gastos em comida para muito mais horas de viagem. Na «apanha da azêtona», em meados dos Anos 50, a jorna (diária) era de 5$00/6$00 para as «mulhés»  e 8$00/10$00 para os «hómes». Os «riques» até eram os que pagavam menos. O meu avô materno - Ti Zé Caratana (carpinteiro) mas com cerca de mil oliveiras - tinha de contratar ajudantes pagando 6$00 e 9$00 ou 10$00 (para «catchópes» já adultos aos domingos) quando questionado, desta incongruência, respondia com o seu tom irónico: "Então porque é que achas que eles são ricos?" 
Em cima: Internacional de 1935 (AD-42-37) com 33 lugares. O autocarro de passageiros (ou poderia ser outro semelhante) que fez a primeira viagem comercial a ontalvão, em 8 de maio de 1939. Em baixo: Ford de 1941 (EI-11-54) com 30 lugares
Com base no mapa que existia em 1939 - embora algumas estradas já tivessem tido melhoramentos - o percurso entre Arez e Portalegre e vice-versa que consumia, respetivamente, duas horas de 35 minutos e duas horas e 25 minutos
10 de setembro de 1952. A placa da paragem da "Viação Murta" (assinalada a azul) na parede de um dos edifício, do lado esquerdo, de quem sobe a rua de São João, ou seja, no sentido do trânsito a descer, embora os autocarros de passageiros não passassem para lá deste local, ou seja, não subiam o Arrabalde. Chegada da comitiva oficial a Montalvão subindo a rua de São João para inaugurar as novas instalações da Casa do Povo, num edifício construído exclusivamente para tal, na antiga "Horta da Ramalhoa" na rua de São Pedro. Com a "Transportadora Setubalense" a paragem passaria para o lado contrário - do outro lado da rua, no sentido do trânsito a subir - embora paralela a esta

Com a melhoria nas estradas e nos veículos além de encurtar horários foi possível gastando o mesmo tempo chegar a outras localidades. Por isso os "Murtas" estudaram possibilidades para chegar mais longe indo mais depressa tentando outra ligação com os caminhos de ferro - Linha da Beira Baixa, em Belver. Por dificuldades várias só quase 20 anos depois foi possível Montalvão ter ligação direta, com regularidade diária, a Belver. 

Do melhor que havia em Portugal nos Anos 50: Maudslay/AEC Regal IV com 42 lugares (GA-18-86) e Berliet com 33 lugares (IA-20-93) 
O autocarro Daimler de 1954, com 43 lugares, que deve ter "visitado" Montalvão em alguma viagem até 1957 continuando depois desta data a transportar pessoas e "encomendas" pela «Transportadora Setubalense». A frota estava modernizada - quando comparada com os autocarros do inicio da «Empresa de Viação Murta» - como se comprova na imagem superior, com autocarros Magirus, Berliet e Maudslay

A empresa desmoronou-se por morte de pai e filho num curto espaço de tempo, tendo a família decidido vender veículos e autorizações de exploração de percursos, para passageiros, a João Cândido Belo com a sua poderosa «Transportadora Setubalense» ("Os Belos") a adquirir a «Empresa de Viação Murta» em 1957. Mas isso é outra história.



Próxima Paragem (parte II): Transportadora Setubalense. 


NOTA FINAL: Agradecimento a Luiz da Trindade Martins Murta e ao seu filho, Artur Pereira Martins Murta, donos da «Empresa de Viação Murta», pelo modo como permitiu quebrar o isolamento de pessoas e mercadorias em Montalvão possibilitando que este grande povoado e território a Norte do norte alentejano se ligasse ao Mundo. Obrigado.

2 comentários blogger
  1. O Grande carpinteiro Caratana não sabia apenas fazer carros de bois e carroças. Soube fazer também uma descendência muito erudita. Aqui, neste blogue, aprende-se história da boa!!!

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    1. Ilustríssimo "descendente" de Viriatus Hermínus

      O Enorme carpinteiro Ti Zé Caratana era um perfeccionista no mestrado da carpintaria. Era capaz de fazer uma carroça num mês e depois levar outro mês a aprimorar as invenções que fazia, tanto que a carroça dele conseguia ter um varal lateral para ser puxada por dois burros, além de ter um travão como se fosse - e era pois comprou um que desmontou - automóvel em vez do típico travão de manivela. Provavelmente era a única carroça no Mundo puxada - para não obrigar o "Ligeiro" a um esforço grande nas "Ladeiras", algo que em Montalvão é tão vulgar com a areia nos Desertos - colocava o "Redondo" do lado direito. Onde é que se viu dois burros a puxar uma carroça como se fosse um carro de parelha para dois muares. Mas era muito mais que José, o Carpinteiro. Era uma espécie de "Sóciofilósologo"! Um especialista em perceber, descodificar, entender, monitorizar e explicar os montalvanenses. Topava tiques, enfeites e absurdos a léguas, talvez anos-luz de distância. Obrigado pelas considerações que sei serem sinceras e valiosas

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