-->

Páginas

14 janeiro 2024

Textual description of firstImageUrl

Feira de Inverno

14 janeiro 2024 0 Comentários
AO FINAL DE SÁBADO COMEÇAVAM OS PREPARATIVOS PARA A FEIRA DE JANEIRO REALIZADA NO SEGUNDO DOMINGO DO PRIMEIRO MÊS DO ANO.




Das quatro feiras, em Nisa, esta é a que tinha menos significado para Montalvão. As quatro feiras correspondem às quatro Estações do Ano e esta é a do frio e chuva. 


Para quem está a quase 17 quilómetros havia anos, em que no dia de Feira, o tempo não ajudava a uma deslocação. Estas eram realizadas a pé ou em veículos de tração animal o que dificultava a sua frequência.


Como é evidente as Feiras por todo o País vão "rolando" a cada domingo por localidades diferentes pois muitos - a maioria - dos feirantes não são exclusivo das localidades.


Em Janeiro os quatro domingos fazem circular feirantes pelas vizinhanças: 1.º domingo (em Belver); 3.º domingo (em Mação); 4.º domingo (em Portalegre). E assim sucessivamente...


As feiras de Nisa dividiam-se por duas áreas - a Central (Praça da República) e o "Campo da Devesa", a Norte - onde havia complementaridade dos artigos a vender e...comprar.


Com o ajardinamento da Praça da República e posteriores requalificações - como a Praça tem mudado nos últimos anos! - as feiras passaram em exclusivo para o "Campo da Devesa" que também foi sendo requalificada. Hoje é um largo com amplos espaços verdes, antes um terreiro. 


As feiras continuam a fazer-se em Nisa, mesmo com esta vila a ter cerca de três mil habitantes, em 2021, sensivelmente o mesmo que na freguesia de Montalvão em meados dos Anos 50.


Tudo se vendia e quase tudo se podia comprar, dependendo, das necessidades e ainda mais do dinheiro que havia nas carteiras e bolsas. A Feira de Janeiro, tal como todas as realizadas no "Mundo Rural" era marcada pela época e tipo de tarefas que estavam a realizar-se. Janeiro era tempo de matanças. Feira que estava intercalada entre o final da safra da apanha da azeitona com produção de azeite e realização das matanças do porco. Havia sempre que comprar e não faltava quem quisesse vender. 


O dia de feira era um dia de alegria. Em Janeiro pelos motivos apontados mais para os habitantes de Nisa e arredores próximos. As grandes feiras para localidades mais afastadas - como é Montalvão (em quilómetros e tempo para fazer a deslocação devido ao isolamento da sede de freguesia mais a norte do Alentejo) - realizavam-se no Verão/Cerejas (clicar) e Outono/São Miguel (clicar). A de Primavera (dos Passos) também era mais abrangente que esta de Inverno.    


Entre utensílios vários, roupa, guloseimas, sementes, de tudo havia. Animais também não faltavam. Agasalhados do frio e tolhidos pelo tempo agreste os montalvanenses lá andavam de venda em venda à procura do que sabiam fazer falta e como sempre - ainda hoje é assim nos Hipermercados - havia sempre compras não previstas deitando o olho a alguma novidade de última hora. Era "contar os tostões" e enfeirar que a próxima feira, em Nisa, só no terceiro domingo da Quaresma. Este ano seria em 12 de março.  



E já caminhamos, em 2023, com o festejado regresso desta feira de Inverno há um ano: 2022. Seguiram-se 2023 e 2024.





A última feira - das quatro que se realizam em cada ano - ocorreu em 2020. Depois chegariam os confinamentos devido à Covid-19. 


O regresso ao Futuro depois da ausência em 2021.




Próxima "Paragem": Feira dos Passos (12 de março) a da Primavera 


0 comentários blogger

Enviar um comentário