-->

Páginas

14 novembro 2020

Textual description of firstImageUrl

09 Portalegre Nisa Montalvão 18

14 novembro 2020 0 Comentários
TELEFONAR PARA MONTALVÃO OU DE MONTALVÃO ERA SEMPRE UMA INCÓGNITA.



Entre a Praça e a rua da Barca
Primeiro o Correio e depois o Correio e o Telefone. Consta (mas há que confirmar) que o primeiro telefone público (n.º 1) foi instalado em Montalvão, em 1906. O primeiro privado (n.º 2) em 1917.

O correio chegava e partia da Praça (da República, depois de 5 de outubro de 1910) instalando-se com o telefone num piso térreo na rua do Hospital (atual travessa da Praça) em casa do «Ti Deniz» depois à responsabilidade da filha Mariana de Matos Diniz. Seguiu-se, na rua da Costa, o piso térreo da casa da D. Amália Godinho Castanheiro Louro (Menina Amálha dos Corrêos) que habitava no piso superior e, finalmente, no edifício da Junta de Freguesia situado na rua da Barca.
 
Se as estradas foram o primeiro meio para diminuir o isolamento de um território que durante séculos foi uma "ilha rodeada de terra" encravada, a Este e Norte, entre dois rios - Tejo e Sever - praticamente intransponíveis durante parte do ano e a Sul entre duas ribeiras que pelo seu traçado dificultavam muito a circulação, a ribeira de Nisa (Sudoeste) e a ribeira de São João (Sudeste) restando uma nesga de terreno aplanado onde estava instalado o caminho milenar entre Castelo de Vide - Castelo Branco - Castelo de Vide pela Lomba da Barca onde se fazia a travessia do rio Tejo. A ligação a Nisa era tão complexa que até à construção da ponte na Estrada Nacional n.º 359 (que tem menos de cem anos embora os esteja a completar) a ponte sobre a ribeira de Nisa era na Senhora da Graça.



O serviço de correios chegou para quebrar esse isolamento. 

Em 24 de abril de 1758, o Vigário Frei que descreve o território montalvanense a pedido da Corte, em Lisboa, também para avaliar os danos provocados, em todo o território de Portugal, pelo terramoto de 1 de novembro de 1755 é perentório.



Para a pergunta:

«Se tem Correio, e em que dias da semana chega e parte? e  se o não tem, de que correio se serve, e quanto dista a terra aonde elle chega??»




Respondeu:



«20 - Naõ tem correyo, porque o correyo de que se serve esta Villa hé o da cidade de Portalegre; que dista seis légoas, que parte nas quintas feyras e chega no sabbado.» 


Depois houve os habituais progressos, lentos, mas efetivos.



Seguiu-se a instalação do telégrafo e telefone. A história de onde esteve primeiro, ficou depois e está agora fica para outro texto.


De Montalvão era "dar à manivela" tocava em Nisa, esta solicitava Portalegre que pedia o número de telefone de Lisboa, com seis dígitos (algarismos), depois sete e agora nove acrescentando 21 ao seu início. Quando o 21 chegou já não havia manivelas para dar. Todo o País estava dotado de rede automática.

As páginas de algumas das Listas Telefónicas:

1932


1942



1960/61



1970/71


Até 1971/72 quem telefonasse de uma rede automática para Montalvão teria de utilizar o indicativo 09, ou seja, o serviço manual. Discava o 09 para a rua Andrade Corvo, em Lisboa e depois de pedir o número que queria contactar em Montalvão lá ia ouvindo fazer o pedido para Portalegre e depois Nisa. De Montalvão para uma rede automática era o inverso. Manivela. Depois pedir o número da rede automática com seis dígitos.



Depois de 1972/73  a área abrangida pela rede de Portalegre recebeu um indicativo próprio, o 0045.



Depois, em 1975/76, reduzido a 045.


1980/81


Mas até 1988/89 o serviço telefónico estava limitado pelo horário do serviço manual em Nisa, ou seja, o horário da estação de correios. Montalvão mantinha telefones apenas numerados pela ordem cronológica da instalação.



Até há cerca de 30 anos só se conseguia telefonar para e de Montalvão, entre as 09:00 e as 12:30 horas. Fechava para almoço. Depois entre as 14:00 e as 18:00 horas. Fechava até à manhã seguinte. De segunda-feira a sexta-feira.

1990/91


Enquanto os números telefónicos das redes no litoral, por serem mais numerosos passam a sete dígitos, em Montalvão passam a cinco, com os três primeiros 431 a juntarem-se aos dois já existentes. 

2000/01



Com o sistema digital fixo (com o 2) e o móvel (com o 9), Montalvão passa a ter nove dígitos como em todo o território, com os números 2457 a juntarem-se aos cinco já existente. E assim ficou...





Assim se foi fazendo Montalvão...
0 comentários blogger

Enviar um comentário