-->

Páginas

21 dezembro 2019

Textual description of firstImageUrl

Animais Preciosos

21 dezembro 2019 0 Comentários
EM TANTOS SÉCULOS MUITAS ESPÉCIES ANIMAIS FORAM FUNDAMENTAIS PARA A EXISTÊNCIA DE MONTALVÃO.



Tratando-se este blogue de um espaço que tem como objeto a divulgação da História e Cultura de Montalvão eles não podem ser ignorados. Fazer de conta que não existiram seria uma forma de os desprezar.

Sem os animais não era possível existir Montalvão.

Sem criação de animais, com destaque para o porco, mas também galinhas e coelhos, entre outras, uma povoação nunca existiria pois carecia de alimentação para ser saudável e resistente.

Sem rebanhos - ovelhas, cabras e vacas - seria impossível ter suplemento em lã, pele e carne, além do leite e seus derivados, com destaque para o queijo.  

Sem gado para auxiliar nas tarefas agrícolas e no transporte, bem como na existência de fertilizantes (estrume) - cavalos/éguas, vacas/bois, machos/mulas e burros/burras - era impossível sobreviver em terrenos tão inóspitos e difíceis de trabalhar para produzir o suficiente que suportasse a vida dos montalvanenses.  

Nos Anos 70 até mesmo, Anos 80, era quase certo que havia animais, domesticados pelos montalvanenses, que descendiam de antepassados com a idade da própria fundação de Montalvão, no século XIII, passando de geração em geração até chegarem ao final do século XX. 

Em época de Natal e de Presépio, sendo este uma encenação do divino num ambiente rural, surgiu a ideia de dignificar mais um elemento fundamental para a existência e manutenção secular de Montalvão. É intenção de neste blogue se escrever acerca dos animais que foram suporte fundamental e essencial à vida dos montalvanenses. Está previsto começar a fazê-lo no segundo semestre de 2020. 

A maior parte dos textos publicados neste blogue versam documentos que foram "caindo no colo" quase por acaso em mais de 30 anos de outras pesquisas e investigações. Nunca houve uma pesquisa dirigida para temas de Montalvão. Foi no âmbito de outras investigações que, em cerca de três decénios, em Portugal e no estrangeiro, foram surgindo documentos, desde 1278 até à atualidade, de um modo lateral pois o centro das pesquisas não era Montalvão. Este surgia entre outras pesquisas e como é evidente, para um montalvanense, havia que recolher em vez de ignorar. Mas sendo este um blogue, por isso havendo sempre um foco de interesse pessoal, por muito que se queira ser imparcial e racional seria injusto não fazer destaques tendo em conta a vivência pessoal com tudo o que se relacione com Montalvão. Um blogue nunca será uma tese científica. Para isso existem outros meios, técnicas e formas. Será sempre um espaço onde se divulga informação que se entende ser do interesse para registar a História e Cultura de Montalvão mas também para opinar, destacar e enaltecer ou agradecer. Quer com pessoas, quer de situações, quer mesmo de relações de empatia com animais. Os animais que por serem tão importantes para os montalvanenses eram quase como mais um membro da família ainda que tendo a especificidade própria do que eram: animais e não pessoas. 

Amanhã será o tempo certo de evocar o que tem de ser feito.
0 comentários blogger

Enviar um comentário