-->

Páginas

11 outubro 2019

Textual description of firstImageUrl

Mitos e Lendas de Montalvão II

11 outubro 2019 0 Comentários
CRESCI A OUVIR DIZER QUE FAZER UMA TORRE PARA INSTALAR O RESERVATÓRIO DE ÁGUA SÓ PODIA SER... ALI!



Estas fotografias têm 63 anos de diferença, entre 1955 e 2018. Pouco tempo depois de ser obtida a primeira começou a ser desmantelada a muralha sul do "castelo" para ser construída a torre para no topo ser instalado o depósito do reservatório de água para abastecer com água canalizada as casas que o solicitassem.

Aproveitando umas idas a Montalvão levando, por acaso alguém que percebe da gestão e distribuição da água, pertencente à EPAL (Empresa Portuguesa de Águas Livres) foi peremptório. O que não deveria ter sido feito foi o que está feito. «Não só aquilo a que vocês designam por "Depósito" podia estar mais a norte junto das escadas para o arruamento à volta do muralha norte como é provável que até pudesse ser feito dentro do "Castelo", quatro metros mais para nordeste - dependendo da consolidação do seu solo interior mesmo com possibilidade de acesso por escada do local onde está - não destruindo (modificando) o património secular. Mesmo em termos de custos ficou muito mais dispendioso. Tendo em conta os meios e a mão-de-obra mais barata que existiam no final dos Anos 50. Desmantelar uma muralha secular para depois voltar a edificá-la criando mais uma esquina de noventa graus não foi apenas um atentado ao património como um desperdício de dinheiro, com um custo equivalente a mais um ou dois metros de altura da torre o que significava que podia ter sido feito numa cota de um metro ou dois abaixo do que tem sem onerar em mais um tostão o projecto».



Foi assim. O amor por uma "terra" tudo desculpa. Mesmo a incúria dos homens e mulheres que em determinado altura da existência de uma localidade tomaram decisões que talvez não se justificassem por não serem as mais indicadas.

Ter água canalizada foi um bem para Montalvão que supera tudo o que possa ter ocorrido
0 comentários blogger

Enviar um comentário