-->

Páginas

18 outubro 2019

Textual description of firstImageUrl

Clube Montalvanense

18 outubro 2019 0 Comentários
EM MONTALVÃO DURANTE MAIS DE UMA DÉCADA EXISTIU UM CLUBE. 



Um clube localizado na rua da Barca, numa casa arrendada à Xá Joana Gordo, onde os Lavradores («ricos» em montalvanês) se juntavam mas não era elitista. Apesar de se ter organizado como contraponto à «Casa do Povo» que também era dirigida pelos Lavradores (ver NOTA FINAL) estes permitiam o acesso a todo (e qualquer) montalvanense às instalações do «Clube Montalvanense». A primeira televisão que existiu em Montalvão foi instalada no «Clube Montalvanense» possibilitando a muitos ver televisão logo no final dos Anos 50.

A RTP (Rádio Televisão Portuguesa) teve emissões regulares desde 7 de março de 1957 (quinta-feira). Em Montalvão, pouco tempo depois, o «Clube Montalvanense» disponibilizava um aparelho.



Em 8 de março de 1957 (sexta-feira)



O «Clube Montalvanense» teve telefone estando registado na respectiva lista em 1960/61, mas já não consta da lista telefónica de 1970/71.




O «Clube Montalvanense» começou por ter casa arrendada na rua de São Pedro (em baixo na imagem) mas esteve por lá pouco tempo - talvez nem um ano completo - devido à exiguidade das instalações, arrendando depois melhor edifício na rua da Barca.


Edifício da origem do «Clube Montalvanense» na rua de São Pedro

NOTA FINAL: Primeiros Corpos Gerentes da Casa do Povo (instalações iniciais no edifício de gaveto entre a rua Direita e a ruinha para a rua de São Pedro em frente à taberna do Ti Jaime) em 13 de janeiro de 1942, inauguração oficial em 3 de maio de 1942, mas a funcionar desde 1 de abril de 1942:

Assembleia Geral
Presidente: Dr. José Augusto Fraústo Basso
Primeiro Vogal - António Joaquim Fraústo
Segundo Vogal - António Joaquim Belo

Direção
Presidente - César de Faria Pimentel
Secretário - António Possidónio Ramos
Tesoureiro - António de Oliveira Falcão 

CLUBE MONTALVANENSE. Pouco durou, mas é um marco no montalvanismo
0 comentários blogger

Enviar um comentário