-->

Páginas

07 fevereiro 2019

Textual description of firstImageUrl

Montalvão Antes da Nacionalidade (1140)

07 fevereiro 2019 0 Comentários
A UTILIZAÇÃO DO TERRITÓRIO ONDE SE INSTALOU O CONCELHO (AGORA FREGUESIA) DE MONTALVÃO TEVE OCUPAÇÃO PRECOCE MERCÊ DA CONFLUÊNCIA DE DOIS IMPORTANTES RIOS, O TEJO E O SEVER.



Abundam vestígios pré-históricos com «Antas e Dolmenes», vários muito próximos de locais onde existiam fontes, chafarizes e nascentes de água que durante séculos sustentaram a aldeia de água potável até ser construído o depósito, em 1961, nas "barbas" do Castelo para abastecer a aldeia e levar água canalizada de casa de cada um. Também nos leitos dos rios Tejo e Sever há inscrições paleolíticas rupestres nas rochas de xisto desses cursos de água com motivos do dia-a-dia (desenhos de animais e plantas, até de aspecto humano, ou seja, antropomórficos) além de cultos à Natureza (Sol, Lua, Estrelas e outros fenómenos astrais) que marcavam o ritmo diário, semanal e anual, de toda uma vida dessas pequenas comunidades que deviam ter pouco contacto entre elas e ocupavam o território episodicamente ao sabor das necessidades num tempo em que a mortalidade elevada e a natalidade problemática faziam com que as comunidades humanas fossem mais nómadas que sedentárias vivendo da Natureza. Temporariamente (por isso) pouco sedentárias.

 VESTÍGIOS PRÉ-HISTÓRICOS NO CONCELHO DE NISA

Um tema interessante historicamente ou pré-historicamente falando mas que não é do âmbito do que se quer para este blogue que não visa historiar Montalvão desde o início dos Tempos. Simplesmente porque não existia como aglomerado populacional. Existiam seres humanos que ocupavam temporariamente um espaço adverso no tempo da «Recolecção» em clima (calor e secura) e qualidade dos terrenos para cultivo. Para agricultura, num tempo de baixa demografia, havia terras mais fáceis de trabalhar e com maior produtividade.



Há a feliz circunstância de a Sul de Montalvão as formações rochosas do Maciço Antigo terem sido generosas estabelecendo uma "fronteira geológica" onde a Sul temos granitos e a Norte os xistos. 



Foi nesta "fronteira" que os povos que as foram habitando perceberam que as plantas e animais sofriam mutações devido às mudanças do tipo de terreno que suportavam a cadeia alimentar: terrenos diferentes geram plantas de espécies diferenciadas e estas atraem determinados herbívoros que são vítimas de predadores carnívoros sem contemplações. Foi nesta «linha de demarcação geológica» que se ergueram alguns dos maiores menires da Península Ibérica.


Menir da Meada, freguesia de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide. Um monumento extraordinário à evolução do Ser Humano
Muitas das pedras que outrora foram postas por Seres Humanos que habitaram o espaço, esporadicamente, com intenção de demarcação, protecção ou homenagem, foram depois removidas pelos agricultores, lavradores e pastores - com natural desconhecimento da sua importância - que destruíram para seu uso individual ou colectivo aproveitando a pedra ou pedras: lajes e colunas.



O que interessa é perceber como vai nascer a localidade de Montalvão e não a existência de micro-comunidades dispersas num vasto território. Como surgiu um aglomerado populacional tão simples, ordenado e que rapidamente passou da não existência para uma das maiores aldeias do Alto Alentejo. 



Em breve o que conta 
O desejo e interesse da imberbe e mui-jovem Coroa portuguesa nestes espaços no (então) extremo da reconquista, realizada de Norte para Sul e o modo como se encontrou uma possibilidade de alargar o território pelejando muçulmanos que haviam ocupado terras outrora cristãs mas tolerantes, deixando coexistir os dois cultos.



A entrega à «Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão» dos territórios inóspitos, pouco povoados, nas duas margens do rio Tejo, a Oeste entre o leito da ribeira de Ocreza/ ribeira de Figueira e a Leste, entre o rio Erges e o rio Salor. A "Herdade da Açafa" que em 1198 passa a fazer parte dos «Domínios Templários» para que divulgassem, povoassem, defendessem e expandissem a fé cristã em território islâmico. 



Em breve, neste blogue, todo o documento em latim da doação, em 1198, por D. Sancho I da "Herdade de Açafa" (com as principais localidades e limites) à «Ordem dos Templários» sediados em Portugal, no Convento de Cristo, em Tomar, desde 1168, depois de se transferirem de Soure doado aos "Templários", em 19 de Março de 1128, por D. Teresa e confirmado pelo seu filho... D. Afonso Henriques, em 13 de Março de 1129. Começa, em 1198, a pré-história de Montalvão quando era Mestre da Ordem do Templo, D. Lopo Fernandes. No texto de hoje escreveu-se, essencialmente, acerca da pré-história do povoamento, episódico, no território onde um dia se instalou o concelho (mais tarde freguesia) de Montalvão. No próximo texto escrever-se-à acerca da "Herdade da Açafa" num vasto espaço, onde mais tarde é fundada uma localidade que nascendo do nada parece ser tudo!  
0 comentários blogger

Enviar um comentário