Páginas

08 dezembro 2022

Textual description of firstImageUrl

Montalvão 2021: População (Parte II: Qualificações)

08 dezembro 2022 0 Comentários

NUMA POPULAÇÃO TÃO ENVELHECIDA COMO A DE MONTALVÃO, AVALIAR AS INCAPACIDADES, É INTERESSANTE E IMPORTANTE.



Interessante para quem a quer conhecer a realidade e estudar com paixão Montalvão. Importante para quem as poder resolver ou mitigar.


Este Recenseamento - certamente por se saber já do envelhecimento da população portuguesa - decidiu (e muito bem) avaliar o "Estado Físico e emocional" de quem vive em Portugal.

Dificuldades dos habitantes em Montalvão
Numa freguesia com índices de envelhecimento tão elevados - em cada dez habitantes, sete têm 60 ou mais anos - as dificuldades físicas (andar, ver, ouvir, ter autonomia) e emocionais (memorizar e compreensão) são elevadas. Em 177 habitantes (os que responderam ou alguém por eles respondeu) com cinco ou mais anos de idade, 61.25 por cento, têm pelos menos uma das seis dificuldades inquiridas. Ou seja, seis em cada dez habitantes.


Dificuldades pessoais (Montalvão)
As maiores dificuldades eram na capacidade de andar (41 em 177 tinham muita dificuldade, com 12 a nem o conseguirem fazer). Também havia muita dependência (32 em 177 tinham muita dificuldade, por exemplo, em serem autónomos a tomar banho, com vinte incapazes de o fazer). Em 177 habitantes, 33 tinham dificuldades em memorizar, com oito em demência. Não havia, felizmente, ninguém invisual, mas 22 habitantes apresentavam muita dificuldade em ver. Havia um surdo e 19 habitantes com muita dificuldade em ouvir. Havia 13 com dificuldades em comunicar e destes quatro já incapazes, ou seja, demência profunda. Esta informação tem como referência 19 de abril de 2021.




Dificuldades pessoais (Portugal com a idade)
Montalvão enquadra-se no padrão nacional. Com mais ou maior aproximação as incapacidades acentuam-se exponencialmente depois dos 70 anos.


Educação: nível de escolaridade
Numa década, entre os Recenseamentos de 2011 e 2021, com o falecimento em maior número de idosos o Analfabetismo diminuiu. Em 19 de abril de 2021 havia 29 (22 Mulheres e sete Homens). Continuava a dominar o Ensino Básico (quatro anos iniciais: 1.ª/4.ª classe e depois de 1975, 1.º/4.º ano de escolaridade) com 207 habitantes (104 Mulheres e 103 Homens). Com o Ensino Secundário eram 35 (19 Mulheres e 16 Homens) e com Ensino Superior eram onze: dois Homens e nove Mulheres. Em percentagem, para os 282 habitantes com 15 ou mais anos de idade: 10 (ANA) + 74 (EBA) + 12 (ESE) + 4 ESU) = 100 por cento.




Educação: áreas científicas 
Na freguesia de Montalvão, havia em 19 de abril de 2021, onze habitantes com Ensino Superior, ou seja, mais oito que os três recenseados em 2011. Mantiveram-se os três licenciados em "Ciências Empresariais, Administração e Direito". Havia três em "Saúde e Proteção Social". Dois em "Educação" e outros dois em "Agricultura, Silvicultura, Pescas e Ciências Veterinárias", mais um que em 2011.  Um em "Artes e Humanidades". Deixou de haver uma licenciatura em "Tecnologias de Informação e Comunicação/TICs".



A DESENVOLVER DURANTE OS PRÓXIMOS DIAS DESTE MÊS DE DEZEMBRO (QUE HÁ MUITA INFORMAÇÃO EMBORA ESCASSA FACE A TÃO POUCOS HABITANTES)



Mercado de Trabalho
Montalvão

Migrações
Montalvão

Movimentos Pendulares
Montalvão


Agregados Domésticos
Montalvão

Núcleos Familiares
Montalvão


Agregados Institucionais
Montalvão

Edifícios
Montalvão


Alojamentos Familiares
Montalvão

Alojamentos Coletivos
Montalvão


Assim vai Montalvão... ou não!
0 comentários blogger

Enviar um comentário