Nisa é sede de concelho, Montalvão já foi. Há mais de 186 anos, desde 28 de dezembro de 1836, que é freguesia do concelho de Nisa.
Montalvão não é Nisa, como é óbvio, mas são mais as semelhanças que as diferenças.
Montalvão sendo localidade periférica tem particularidades que Nisa sendo central não tem. E, como é óbvio, Nisa agregou para si algumas das singularidades das localidades vizinhas, entre elas Montalvão.
Quanto mais pequeno e isolado é um núcleo populacional mais é original diferenciando-se dos outros. Ao contrário quanto maior é, menos originalidades tem, pois vai adquirindo os usos e costumes de quem chega, não querendo dizer que seja o somatório de todas mas permite transformar-se por dentro com o que chega do exterior. Montalvão tem mais singularidades que Nisa, esta mais que Portalegre e este mais que Lisboa, por exemplo. Mas as diferenças já foram "infinitamente maiores". A escolarização e principalmente a televisão tendem a unificar todo o território, ou pelo menos, a atenuar as diferenças que eram enormes. Há 200 anos, até enormíssimas, por exemplo.
De todas as freguesias e localidades - a freguesia de Montalvão sendo uma tem duas localidades (Montalvão e Salavessa) já tendo mais que entretando desertificaram - a freguesia montalvanense é a mais periférica, por isso, a que conservou mais particularidades e foi a freguesia/localidade(s) que as foi perdendo mais tardiamente, ou seja, duraram mais no tempo.
Sabe-se que há imagens e registos sonoros captados em Montalvão, respetivamente nos Anos 50 e nos Anos 60, mas não se encontram ainda disponíveis havendo esperança que um dia tal seja realidade.
Enquanto tal não ocorrer resta ver e ouvir o que há. E entre o que há salienta-se este programa da RTP transmitido, em 26 de dezembro de 1963, não falta muito para se completarem 60 anos. Será após o dia de Natal do ano que vem (2023) mas com imagens obtidas no Verão de 1962, um pouco por todo o território do concelho, como se pode verificar na reprodução do programa de vinte minutos «Viagens Na Nossa Terra»(clicar para programa da RTP transmitido, pelas 22:30 horas, em 26 de dezembro de 1963). Poucos montalvanenses o viram, em direto, provavelmente nenhum, pois o televisor era um bem escasso nesse tempo.
Programação em 26 de dezembro de 1963. Era assim nesse tempo. Apenas um canal de televisão cuja transmissão iniciava-se pelas sete e meia da tarde e terminava antes da meia-noite, impreterivelmente. |
Montalvão não é Nisa, nem Nisa é Montalvão, mas há nas imagens algumas semelhanças. Trocando Igrejas, casas, ruas ou pessoas (fulano, sicrano e beltrano) e outras particularidades, há imagens campestres que tanto podiam ser de Nisa como de Montalvão. Adaptando usos e costumes de Nisa por usos e costumes de Montalvão - a diferença não é grande - estando em Nisa é como estar em Montalvão no início dos Anos 60.
A atual freguesia de Nisa (junção de três antigas freguesias, na Reforma Administrativa, em 2013) tem tantos habitantes, em 2022, como tinha a freguesia de Montalvão entre meados e final dos Anos 40 do século XX.
0 comentários blogger
Enviar um comentário