HÁ 75 ANOS COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA A CABINA (CABINE) ENTRE A RUA DAS TRASEIRAS E OS "TOURILES" FUNDAMENTAL PARA INAUGURAR EM 1948 A ENERGIA ELÉTRICA/ELETRICIDADE EM MONTALVÃO.
Em 1947, há 75 anos, iniciou-se a construção do edifício, a «cábine» - Posto de Transformação de média para baixa tensão - que seria fundamental para instalar, finalmente, a eletricidade em Montalvão. Ao topo da azinhaga dos "Touriles", que talvez até tenha outro nome pois dizia-se. «Não vás p'la rua da Costa, vai antes p'los estouriles!», em montalvanês.
Em 1948, foi finalmente inaugurada a iluminação pública, com a colocação de quinze candeeiros que substituíram os anteriores sete a querosene, acesos às "trindades" e a apagar pelas "matinas" pelo pai do Ti Mané Marques (este remendava sapatos) casado com a Tchá Joana Bechana (uma vida a acartar água para quem a podia pagar) que habitavam uma pequena casa daquelas ao topo da rua da Costa. Iluminar a vida de Montalvão quem pouco tinha para iluminar a sua. Honra a quem soube servir a troco de tão pouco.
Depois da inauguração da iluminação pública, os montalvanenses foram progressivamente alugando contadores que lentamente foram equipando as casas em Montalvão. A povoação tinha cerca de 1 700 habitantes em 480 habitações, segundo o INE, para apenas a localidade. A população atingira, por volta de 1946, o máximo de habitantes, iniciando-se o declínio a partir daí.
Recenseamento Geral da População; 1940; INE; A população residente é de 2 672 pessoas, mais 62 que os que estavam presentes em 12 de dezembro de 1940 |
A curiosidade está em que a energia elétrica/eletricidade foi inaugurada, na sede de concelho, em Nisa, em Fevereiro de 1927, ou seja, chegou a Montalvão praticamente 20 anos depois. Em Nisa o centenário será em 2027, daqui a menos de cinco anos.
Agradecimento à extremosa neta (dr. Maria Alice Rocha) que me fez chegar este convite com quase 100 anos do seu avô Manuel Rocha, um cidadão benemérito de Vila Velha de Ródão |
Em 2023, será evocado o ano de 1948, com pormenores acerca da inauguração - há fotografias da Igreja Matriz iluminada - mas antes haverá ainda, talvez durante este ano de 2022, que indicar onde se localizaram os primeiros sete candeeiros públicos, ainda a querosene (petróleo). Que foram sendo colocados antes da energia elétrica, vulgo eletricidade, ser inaugurada, como é óbvio. Nesta fotografia, em baixo, é possível observar que a data é posterior à inauguração da iluminação pública, com um candeeiro a lâmpada elétrica, na empena norte, da Igreja da Misericórdia e um suporte comum de fios elétricos no telhado, de dois edifícios, um deles a casa onde nasceu a minha avó paterna.
Assim se foi construindo Montalvão
0 comentários blogger
Enviar um comentário