-->

Páginas

31 março 2022

Textual description of firstImageUrl

Doutor Mário 1961-1967

31 março 2022 2 Comentários
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NISA DURANTE 2 242 DIAS. HÁ 61 ANOS FOI NOMEADO PARA EDIL DO MUNICÍPIO NISENSE.



Foi até aos dias que passam o único presidente da câmara municipal de Nisa que nasceu em Montalvão. Nomeado, com a idade de 48 anos, em 31 de março de 1961 tomaria posse em 12 de abril de 1961.

Tratando-se de um cargo político exercido antes de 25 de abril de 1974 faz com que esteja ligado ao Regime deposto nesse dia, pois fez parte do aparelho administrativo do Estado Novo.

Quando era «catchepínhe» em Montalvão, em final dos Anos 60, era para mim o "homem mais inteligente da «Vila» não por ter sido presidente da Câmara em Nisa, mas por ser veterinário. Afinal o único "Doutor", em Montalvão, nascido no início do século XX. O meu avô materno não era NADA da mesma opinião e nesses assuntos ele era "Doutorado em Montalvanenses e Montalvão" por isso, por muito que me contrariasse, ele teria razão. O Doutor Mário "no meu tempo" era mais famoso por ter uma «barrage» com o nome dele, onde se podia "fazer praia", que por ter muitos hectares de terreno, criados no casarão no povoado, gado, muitas centenas/milhares de oliveiras, empregados nas tapadas, cortiça, a grande casa do Cabo/Porta de Cima e a "Fonte da Feia". 


Naquele tempo só os filhos da meia dúzia de «riques» montalvanenses podiam ser "doutores" geralmente na Universidade de Coimbra. Mas mesmo assim os poucos que tentaram foi mais andar a passear as sebentas e gastar o dinheiro dos terratenentes de Montalvão que exploravam as jornas dos mais pobres para eles poucas cadeiras ou nenhumas fazerem até serem mandados parar. Outros, devido à degradação das gerações ocorrida em meados do século XX, nem a 4.ª classe conseguiam fazer mesmo não frequentando a Escola Primária de Montalvão mas tendo os professores/professoras a irem às suas casas. Era, também, por isto que o Doutor Mário (veterinário) tinha a minha admiração. O Doutor Adon Moura Pimentel (médico de clínica geral e cirurgião) filho do «Senhô Leviel Pobre» (Olivier de Faria Pimentel) já é da geração seguinte.   

Antes do 25 de abril de 1974, os presidentes das Câmaras como não existiam eleições, eram escolhidos pelo Governador Civil do Distrito e estes nomeados pelo Ministro do Interior.

Mário Relvas Fraústo foi escolhido, em 1961, para exercer a presidência da Câmara de Nisa pelo Governador Civil de Portalegre, Martinho de França Le-Coq de Albuquerque de Azevedo Coutinho que foi, em 1960, nomeado pelo ministro do Interior, general Arnaldo Schulz. Quando em 4 de maio de 1961 o ministro passou a ser o doutor Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior esteve manteve o Governador Civil de Portalegre mas em 1963 foi nomeado para este cargo António Emílio Barreto Cary de Tovar Faro que continuou a ter confiança no "Doutor Mário" pois este seria Edil de Nisa até 1967. Cabia depois aos presidentes das Câmaras escolherem os Regedores para as freguesias do respetivo Concelho. Para Montalvão escolheu o Senhor António Pimentel, morador no Arrabalde.



Desde há muito quando vou - das poucas vezes que lá fui - ao Mercado de Nisa, lembro-me sempre que se Nisa teve Mercado mais cedo - pois a obra arrastava-se penosamente - tal ficou a dever-se ao "Doutor Mário" que teve que resolver os imbróglios que o anterior presidente da Câmara (Jaime Dinis Oliveira de Almeida) deixou, como por exemplo a má orçamentação da obra, "sabe-se lá porquê..."

O "Doutor Mário" soube, mesmo tendo que ir ao "Terreiro do Paço/" resolver o problema. Um exemplo. Soube (e bem) de Nisa "bater o pé" a Lisboa. Infelizmente em Montalvão nunca souberam "bater o pé" a Nisa! Pelo menos com resultados interessantes, vantajosos, engrandecedores, necessários, responsáveis e úteis. Cá...em minha opinião!

Eis uma de algumas iniciativas, logo em Maio e reafirmando por escrito em novembro ainda durante o primeiro ano do mandato, sendo ministro das Finanças, doutor Antonio Manuel Pinto Barbosa:



Não sendo objetivo desta publicação fazer o inventário da sua ação como Edil de Nisa, muito menos um panegírico à sua ação política, é sembre bom relembrar que foi com ele que o saneamento e a distribuição de água, em Montalvão, ficou definitivamente resolvida pois a elevação de água para o Depósito, ameaçava torna-se uma "espécie de obras de Santa Engrácia montalvanense" tal a dificuldade em bombear a água do «Burnáldine» para o "Castéle", embora o "corte" que foi feito na muralha para encaixar o Depósito tenha sido o primeiro, de muitos que se seguiram, atentados ao escasso - embora majestoso e antiquíssimo - património do povoado.



E muitas outras iniciativas como a consolidação definitiva da estrada Montalvão - Salavessa embora esta tenha sido uma dádiva pois além da expropriação de terrenos que eram seus ainda tem um traçado que serve na perfeição a sua propriedade da "Fonte da Feia" e a barragem nas "Palmeirinhas". Quando havia - e há - o antiquíssimo e excelente caminho público pelos Barreiros Vermelhos.

A verdade é que em Nisa o Mercado Municipal é quem mais ordena. Inaugurado em 28 de julho de 1962. Finalmente!


Assim se foi construindo e desconstruindo Montalvão.


2 comentários blogger
  1. Não seria este Médico Veterinário, filho ou neto do Professor Fausto Frausto?

    ResponderEliminar