-->

Páginas

27 abril 2020

Textual description of firstImageUrl

Faria Artur: de Órfão a Casapiano

27 abril 2020 0 Comentários
HÁ 131 ANOS, FARIA ARTUR FOI INSCRITO NA REAL CASA PIA DE LISBOA.



Seria esta a sua residência durante os próximos nove anos e meio, desde 27 de abril de 1889 (sábado) até 29 de setembro de 1898 (quinta-feira).

Órfão de pai (Braz de Mattos Faria Arthur) aos dois anos, três meses e seis dias e de mãe (Thomasia Leandro) aos dois anos, sete meses e 29 dias foi admitido na Casa Pia de Lisboa, aos oito anos, um mês e onze dias. Já foi assunto neste blogue (clicar).


(clicar em cima desta e de quase todas as imagens permite melhor visualização das mesmas)



Foi o seu tio, João de Mattos Faria Arthur, escrivão suplente (ou seja de segunda) nas Finanças (então denominada Fazenda), em Nisa, que ficou responsável por António de Matos Faria Artur em virtude de ser órfão de pai e mãe.

Com a entrada na nobre Real Casa Pia de Lisboa que era, nesta última década do século XIX, uma das mais prestigiadas instituições de instrução e formação profissional, cívica, intelectual e humana de Portugal, tudo agora estava do lado do nosso Faria Artur. Resgatado a uma provável vida de dificuldades saberia aproveitar a oportunidade?


Vista aérea (em cima) e terrenos da Casa Pia de Lisboa (em baixo) antes das grandes modificações urbanísticas que ocorreram junto ao Mosteiro dos Jerónimos para organizar a «Exposição do Mundo Português» em 1940; Arquivo fotográfico da C.M.L.


Os terrenos da Real Casa Pia de Lisboa eram então, quando o nosso Faria Artur a frequentou, um vasto território entre as traseiras do Mosteiro dos Jerónimos e a serra de Monsanto. O nosso Faria Artur (aluno n.º 1903) enquanto aluno e redator de um dos inúmeros jornais manuscritos que os alunos editavam, cruzou-se com alguns dos fundadores e pioneiros de um clube de futebol que um dia seria conhecido em todo o Mundo, o Sport Lisboa e Benfica. A principal figura deste clube, Cosme Damião foi o aluno n.º 2487, que entrou para a Instituição, em 30 de abril de 1896, pois nascendo em 2 de novembro de 1885, era quatro anos e meio mais novo que o nosso Faria Artur. 



Foram colegas durante dois anos e meio. Enormes figuras da Vida Portuguesa frequentaram a Real Casa Pia de Lisboa nesse final do século XIX. Será que António de Matos Faria Artur conseguiria saber fugir ao destino que lhe foi traçado, em Montalvão, no ano de 1883, entre 22 de junho e 15 de novembro, respetivamente, morte do pai e da mãe?

Soube e de que maneira...

NOTA: Agradecimento à Casa Pia de Lisboa que facilitou o acesso ao processo do nosso Faria Artur, bem como ao seu vasto espólio. Obrigado
0 comentários blogger

Enviar um comentário