-->

Páginas

25 março 2024

Textual description of firstImageUrl

Dia da Anunciação

25 março 2024 0 Comentários
FALTAM PRECISAMENTE NOVE MESES PARA O NATAL.


Em Nazaré, numa localidade da Galileia onde vivia, o Anjo Gabriel anunciou a Maria que estando virgem conceberia uma criança que sendo filho de Deus deveria ter o nome de Jesus ("o salvador"). 

(clicar em cima desta e de quase todas as imagens permite melhor visualização das mesmas)



Eis uma tradução possível para português a partir da escritura em grego do século I d. C. no Evangelho de São Lucas; capítulo 1; versículos 26 a 38.




Em Montalvão, o dia 25 de Março era um dia especial para todas as montalvanenses. As mulheres, principalmente as mais jovens e virgens, repetiam as «Cem Avés-Marias» (clicar) mas com alterações em relação ao que haviam feito na primeira sexta-feira de Março. 



Durante a noite de 24 e/ou o dia de 25, as mulheres dirigiam-se a uma igreja ou capela, ajoelhavam-se e faziam o sinal da cruz, rezando uma «Avé-Maria» e beijavam o chão sagrado. 


Repetiam cem vezes. Encerravam a prolongada oração - cerca de 50 minutos - com os versos:

«Minha alma está muito crente na fé.
Por mim morreu Jesus de Nazaré,
Eu não morrerei mas trespassar-me-ei,
Aos campos de Jirafá (ou: Josafá?) irei,
O inimigo da Cruz encontrei
E eu lhe direi
- Arreda, arreda, Satanás,
Tu em mim parte não terás
(ou: Tu comigo não irás)
Porque cem vezes me persinei
Cem Avés-Marias rezei
Cem vezes o chão beijei
Na véspera e no dia
Da Anunciação da Virgem Maria.»

Se o dia 25 de Março coincidisse com a Semana Santa, o «Dia da Anunciação», era alterado para a semana seguinte.


Eis Montalvão cuja origem remonta ao mais puro rito do Cristianismo Templário.
0 comentários blogger

Enviar um comentário