Páginas

13 janeiro 2020

Textual description of firstImageUrl

Casa do Povo de Montalvão 78

13 janeiro 2020 + 0 Comentários
HÁ PRECISAMENTE 78 ANOS (13 DE JANEIRO DE 1942) FOI ASSINADO, EM LISBOA, O ALVARÁ QUE PERMITIU A CRIAÇÃO DA CASA DO POVO.



«Casa do Povo» que permitiu reorganizar os serviços sociais na povoação e que ocupou duas casas arrendadas, a primeira na rua Direita (1942), a segunda na rua do Outeiro (que mais não é a rua Direita antes de a ser), em 1945. Finalmente um edifício condigno, feito de "raiz" na Horta da Ramalhoa, na rua de São Pedro, inaugurado "com pompa e circunstância" em 10 de setembro de 1952. Completam-se 68 anos por "altura" das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios do ano corrente.

Há datas que serão assinaladas neste ano de 2020 relativamente à «Casa do Povo» num pequeno contributo para a sua história:

1 de abril: 78 anos do início da atividade administrativa;

3 de maio: 78 anos da inauguração oficial das primeiras instalações;

10 de setembro: 68 anos da inauguração do edifício atual.




Infelizmente quando a «Casa do Povo» teve autorização para ser instalada na povoação e depois teve edifício com a devida dignidade, foi quando se deu o despovoamento progressivo de Montalvão. A «Casa do Povo» chegou... mas chegou tarde! Mas ainda bem que chegou. Ainda foi muito útil. 
0 comentários blogger

Enviar um comentário