Faltam cinco dias para o ato eleitoral que elegerá 230 deputados para na Assembleia da República tomarem as decisões que melhor sirvam os interesses de TODOS os portugueses, ou seja, de Portugal. Eis o Boletim de Voto (ainda que colorido) que será a presentado a todos os eleitores do «Círculo Eleitoral de Portalegre».
Em 22 forças políticas - 21 que se apresentam pois duas estão coligadas na CDU - «Coligação Democrática Unitária» que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista "Os Verdes". Pelo «Círculo Eleitoral de Portalegre» não concorrem três forças partidárias: Movimento Alternativa Socialista (MAS), Nós, Cidadãos! (NC) e Juntos pelo Povo (JPP).
São para os montalvanenses 18 possibilidades de escolha entre as 21 forças políticas - 22 - "desdobrando" a coligação CDU pois há três que estão legalizadas mas não se apresentam a escrutínio eleitoral:
POUS - Partido Operário da Unidade Socialista (inscrito no Supremo Tribunal de Justiça, desde 23 de agosto de 1979);
PLD - Partido Liberal Democrata (inscrito no Tribunal Constitucional, desde 29 de maio de 2008, com a denominação MMS - Movimento Mérito e Sociedade, alterada para PLD em 12 de janeiro de 2011);
PPV/CDC - Partido Cidadania e Democracia Cristã (inscrito no Tribunal Constitucional, desde 1 de julho de 2009, com a denominação PPV - Partido pro Vida, alterada para PPV/CDC, em 2 de agosto de 2015).
Das 25 apenas 3 não concorrem. Nesta 16.ª eleição, entre 1975 e 2019, é o ato eleitoral com mais forças partidárias com propostas para esta XIV Legislatura. Para escolher 230 deputados com o "Círculo Eleitoral de Portalegre" a contribuir com dois, ou seja, 0.87 por cento.
Vamos a eles!
0 comentários blogger
Enviar um comentário