-->

Páginas

24 agosto 2019

Textual description of firstImageUrl

Espiga a Quanto Obrigas

24 agosto 2019 0 Comentários
QUEM NÃO SE LEMBRA DOS DOIS MONTES DE CEREAL À VOLTA DA VILA? A SUL NA TAPADA DA FORCA DO SENHOR JAQUIM ROBERTO E AS SEARAS A NORTE NA TAPADA DA CADEIRINHA, DO SENHOR DOUTOR MÁRIO NA ALAGOA.



O Ti Zé Caratana é que tinha carta de tractor para fazer trabalhar esta quinquilharia toda e ainda passar o "comboio" com a debulhadora e enfardadora de palha pela Arrabalde acima, rua da Barca e de Ferro a caminho da Alagoa.



No tempo em que se sabia distinguir bem as espigas de trigo (o que não tinha pragana - «sarafana», em montalvanês - era mais fácil), centeio, cevada e aveia (esta era fácil).


Tractor com cilindro para fazer rolar as correias



Debulhadoura


Enfardadoura


Que comboio aldeia acima, aldeia abaixo. Uma «tranquintana» fora do Carnaval.




O pior da debulha



O melhor da debulha


E nós atrás da quinquilharia Arrabalde acima para tentar ver algum bloco deste conjunto o roçar a parede da menina Mari'Anna! Quando o Ti Zé Caratana chegava incólume à Porta da Igreja olhava por cima do ombro e ria-se. Tinha passado mais uma vez o teste com distinção.

Primeiro a Mêda-Sul na Tapada da Forca (a «quinquilharia» chegava de Póvoa e Meadas) e depois para a Mêda-Norte lá para os lados da Alagoa, na tapada da "Cadeirinha"

0 comentários blogger

Enviar um comentário