-->

Páginas

23 novembro 2018

Textual description of firstImageUrl

O Sítio de Montalvão (Parte II)

23 novembro 2018 0 Comentários
PERMITE DECIFRAR UM ENIGMA MONTALVANENSE. QUASE DO TIPO O QUE NASCEU PRIMEIRO? A GALINHA OU O OVO?


Qual é a construção mais antiga? A Igreja Matriz ou o Castelo?



O ideal eram pesquisas arqueológicas mas essa parece ser uma impossibilidade. Há décadas que se fala e escreve sobre isso e não se tendo feito no passado muito menos se fará no futuro com o declínio demográfico da aldeia. Resta o senso comum ou o bom senso e os dois em conjunto para perceber.

A Igreja Matriz é anterior ao Castelo

O Castelo foi construído no declive que drena para a semi-bacia do rio Sever, daí ter um talude feito com um estrado de placas de xisto em espinha de desigual altura para nivelar o terreno: menor a poente (maior altitude) e maior a nascente (menor altitude). A Igreja Matriz foi construída na linha de festo ou seja dos topos que dividem as duas drenagens: A nascente para o rio Sever e a poente para o ribeira de Ficalho ou do Pontão. O espaço ocupado pela Igreja Matriz e o adro que a ladeia a Norte e Sul era o ideal para construir um castelo (que assim não necessitava do talude que representou um esforço em tempo e capacidade humana enorme) se não estivesse lá a igreja matriz. 



O Castelo de Montalvão tem a sua porta de entrada onde devia (ou podia) ter a sua muralha mais a leste, mais no limite para ver terras muçulmanas ou castelhanas, mesmo no início do outeiro, à beira do topo do declive, como nos castelos vizinhos de Ouguela (uma localidade semelhante a Montalvão ainda que amuralhada e castelo com torre de menagem), Marvão (algumas semelhanças) e Castelo de Vide. 



Interessante é voltar a este assunto. Perceber a construção do Castelo e apreciar a beleza exterior e interior da igreja.

Continua num dia destes...

Em Ouguela:

Em Marvão:



Em Castelo de Vide:



A esperança é a última a morrer. Pode ser que um dia ainda seja feita uma investigação arqueológica que consiga datar o início da construção da Igreja Matriz tal como do Castelo (que é essencialmente um ponto de vigia amuralhado) maravilhoso pois alcança horizontes a várias dezenas de quilómetros.
0 comentários blogger

Enviar um comentário