Páginas

15 setembro 2021

Textual description of firstImageUrl

Autarquias 2005

15 setembro 2021 0 Comentários

EM 9 DE OUTUBRO DE 2005 REALIZARAM-SE AS IX ELEIÇÕES PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS: FREGUESIA E CONCELHO.



Em 26 de setembro de 2021 haverá outro ato eleitoral.


NOTAS: FEPU - Frente Eleitoral Povo Unido (PCP: Partido Comunista Português; MDP/CDE - Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral; e FSP - Frente Socialista Popular); PS - Partido Socialista Português; APU - Aliança Eleitoral Povo Unido (PCP: Partido Comunista Português; MDP/CDE - Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral; e PEV - Partido Ecologista «Os Verdes»); PCP/PEV - PCP: Partido Comunista Português/ PEV - Partido Ecologista «Os Verdes»); PPD/PSD - Partido Popular Democrático/Partido Social Democrata


Em relação às Eleições 2005

Um bom exemplo da "proximidade" do Poder Local e identificação com os eleitos por serem conhecidos a nível de relações pessoais/profissionais/políticas. Os montalvanenses/salavessenses votaram para presidente da Junta de Freguesia um antigo presidente (Tónhe dos Barros) que em 1997 havia conseguido a eleição pela CDU (PCP-PEV) e desta vez (2005) pelo PPD/PSD.  Este foi o partido mais votado para a Assembleia/Junta de Freguesia mas foi segundo para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal. A CDU (Coligação Democrática Unitária) foi a força política que venceu as eleições para estes dois Órgãos Autárquicos.


ASSEMBLEIA/JUNTA DE FREGUESIA (MONTALVÃO)



Em 543 inscritos, mais 242 que os 301 para o próximo ato eleitoral, 143 eleitores não votaram (26,3 por cento de abstenção) com catorze votos nulos e quatro votos em branco, num total de dezoito. O Partido Social Democrata (PPD/PSD) obteve 135 votos (33,75 por cento) mais seis votantes que o PS (Partido Socialista) com 129 votos (32,25 por cento). A CDU, coligação do Partido Comunista Português (PCP) com o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) teve 118 votos (29,50 por cento). Foram as eleições autárquicas mais disputadas em Montalvão: o PPD/PSD venceu por seis votos o PS e por 17 votantes a CDU. Esta teve menos onze votos que o PS. Em sete eleitos, três membros do PPD/PSD, dois do PS e dois da CDU (PCP-PEV).


ASSEMBLEIA MUNICIPAL (NISA)



Em relação aos votantes para a «Assembleia de Freguesia» com menos nove votos nas forças partidárias - quinze nulos e doze votos em branco - a coligação CDU (PCP - PEV) teve mais 48 votos (166/118) sendo a força mais votada. O PPD/PSD obteve menos 27 votos (108/135) passando de vencedor da Assembleia/Junta de Freguesia para a segunda força política no "contributo" para Assembleia Municipal de Nisa. O Partido Socialista (PS) obteve menos 38 votos (91/129). O Centro Democrático Social - Partido Popular (CDS-PP) conseguiu oito votos, não concorrendo para a Assembleia/Junta de Freguesia de Montalvão



CÂMARA MUNICIPAL (NISA)



Para a Câmara Municipal de Nisa, treze votos nulos e oito votos em branco, num total de vinte e um. Comparando com a eleição para a Assembleia Municipal mais 22 votos (188/166) na coligação CDU, menos cinco votos (103/108) no Partido Social Democrata (PPD/PSD), menos treze (78/91) votos no PS e mais dois (10/8) no Centro Democrático Social - Partido Popular.


CÂMARA MUNICIPAL DE NISA



A coligação CDU conquistou a presidência do Município (por 1 083 votantes) para governar no quadriénio 2005/2009 a C.M.N. Em cinco eleitos: três da CDU (Coligação Democrática Unitária, composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), ou seja com maioria absoluta (3 + 2); um do PPD/PSD (Partido Popular Democrático/Partido Social-Democrata; e um do PS (Partido Socialista).


RESULTADOS NACIONAIS

Nesta Eleições Autárquicas, em 2005, o Partido Social Democrata (PPD/PSD) conquistou 1723 presidências de Juntas de Freguesia (incluindo Montalvão) das 4 260 existentes e a coligação CDU conquistou 32 presidências de Câmaras Municipais (incluindo Nisa) dos 308 municípios existentes.



0 comentários blogger

Enviar um comentário