-->

Páginas

18 setembro 2021

Textual description of firstImageUrl

Autarquias 2001

18 setembro 2021 0 Comentários

EM 16 DE DEZEMBRO DE 2001 REALIZARAM-SE AS VIII ELEIÇÕES PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS: FREGUESIA E CONCELHO.



Em 26 de setembro de 2021 haverá outro ato eleitoral.


NOTAS: FEPU - Frente Eleitoral Povo Unido (PCP: Partido Comunista Português; MDP/CDE - Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral; e FSP - Frente Socialista Popular); PS - Partido Socialista Português; APU - Aliança Eleitoral Povo Unido (PCP: Partido Comunista Português; MDP/CDE - Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral; e PEV - Partido Ecologista «Os Verdes»); PCP/PEV - PCP: Partido Comunista Português/ PEV - Partido Ecologista «Os Verdes»); PPD/PSD - Partido Popular Democrático/Partido Social Democrata


Em relação às Eleições 2001

Um bom exemplo da "proximidade" do Poder Local e identificação com os eleitos por serem conhecidos a nível de relações pessoais/profissionais/políticas. Os montalvanenses/salavessenses votaram para presidente da Junta de Freguesia o presidente (Xique) que liderou a lista do PS - Partido Socialista (2001) e que seria eleito, três atos eleitorais depois, em 2013, pela CDU - Coligação Democrática Unitária, composta pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista "Os Verdes". 




ASSEMBLEIA/JUNTA DE FREGUESIA (MONTALVÃO)



Em 609 inscritos, mais 308 que os 301 para o próximo ato eleitoral, 175 eleitores não votaram (28,7 por cento de abstenção) com treze votos nulos e sete votos em branco, num total de vinte. O PS (Partido Socialista) obteve 269 votos (61,98 por cento) mais 183 votantes que CDU - Coligação Democrática Unitária, formada pelo Partido Comunista Português (PCP) e pelo Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) com 86 votos (19,82 por cento). O Partido Social Democrata (PPD/PSD) teve 59 votos (13,59 por cento) Foram as eleições autárquicas conquistadas com maior vantagem (61,98 por cento) em Montalvão, superando a eleição para a Assembleia/Junta de freguesia anteriores (1997) com 57,20 por cento, ou seja, mais 4,78 por cento, favorável ao candidato da CDU. Em sete eleitos, cinco membros do PS, um da CDU (PCP-PEV) e outro do PPD/PSD.


ASSEMBLEIA MUNICIPAL (NISA)



Em relação aos votantes para a «Assembleia de Freguesia» com menos onze votos nas forças partidárias (31/20) - dezassete votos em branco e catorze nulos - o Partido Socialista (PS) teve menos 41 votos (228/269) sendo a força mais votada. A coligação CDU (PCP - PEV) teve mais 30 votos (116/86) sendo a segunda força mais votada. O PPD/PSD obteve o mesmo número de votantes (59).



CÂMARA MUNICIPAL (NISA)



Para a Câmara Municipal de Nisa, doze votos nulos e onze votos em branco, num total de vinte e um. Comparando com a eleição para a Assembleia Municipal menos 14 votos (214/228) no Partido Socialista, mais dezoito (134/116) votos na coligação CDU e mais quatro votos (63/59) no Partido Social Democrata (PPD/PSD).


CÂMARA MUNICIPAL DE NISA




A coligação CDU conquistou a presidência do Município (por 399 votantes) para governar no quadriénio 2001/2005 a C.M.Nisa. Por um voto - não é engano foi mesmo 1711/1710 - o PPD/PSD conquistou a segundo lugar com o PS em terceiro. é mesmo válido o mote: por um se ganha e por um se perde. Tanto é que o PPD/PSD teve tantos membros eleitos como a vencedora CDU e um voto permitiu ter dois membros eleitos, enquanto o PS só conseguiu um! Um voto permitiu mais um vereador do Partido Social Democrata em relação ao Partido Socialista. Em cinco eleitos: dois da CDU (Coligação Democrática Unitária, composta pelo Partido Comunista Português (PCP) e Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV); dois do PPD/PSD (Partido Popular Democrático/Partido Social-Democrata; e um do PS (Partido Socialista).


RESULTADOS NACIONAIS

Nesta Eleições Autárquicas, em 2001, o PS - Partido Socialista conquistou 1523 presidências de Juntas de Freguesia (incluindo Montalvão) das 4 252 existentes e a coligação CDU (PCP - Partido Comunista Português e PEV - Partido Ecologista "Os Verdes") conquistou 28 presidências de Câmaras Municipais (incluindo Nisa) dos 308 municípios existentes.







0 comentários blogger

Enviar um comentário