-->

Páginas

27 outubro 2019

Textual description of firstImageUrl

Os Artesãos

27 outubro 2019 0 Comentários
NOS ANOS 40 MONTALVÃO ATINGIU O APOGEU DEMOGRÁFICO E NA DÉCADA DE 50 APRIMOROU A CAPACIDADE DE MONTALVANENSES TEREM ARTE E OFÍCIO PARA PERMITIR MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE.

(clicar em cima da imagem para melhorar a visualização)



Com quase dois mil habitantes, muitas necessidades e pouco dinheiro os montalvanenses tinham nos seus artesãos as referências para um dia-a-dia de dificuldades. Montalvão era um enorme e carinhoso "Supermercado-a-céu-aberto-do-tamanho-de-uma-povoação" onde o engenho e arte de alguns povoavam os sonhos e eram a realidade de todos.

Numa aldeia com tão elevada densidade populacional incluindo ruas de casas estreitas e ofertas longas os ofícios ainda hoje soam a referência nos sonhos dos montalvanenses, quer habitem ou não, em Montalvão. 



Todos merecem destaque. Todos terão destaque na medida em que quem escreve neste blogue os tiver conhecido, melhor ou pior. Serão testemunhos pessoais ou ouvidos de familiares, alguns dos quais já não estão por cá. Quero acreditar que todos eles, familiares ou acerca de quem se escreverá, num futuro próximo, neste espaço, por lá continuam, pois vivem na memória coletiva dos montalvanenses. São as estrelas que se observam em noites de Lua Nova a cintilar por cima do nosso Montalvão.

Próxima "paragem": Os Sapateiros

NOTA 1: A «Planta Funcional de Montalvão» que ilustra a abertura deste texto com a localização dos ofícios nos Anos 50 foi elaborada a partir de uma imagem de fotografia aérea obtida em 23 de maio de 2015 (a qualidade técnica da obtida em 25 de junho de 1955 não permite trabalhar sobre a mesma com rigor) mas localiza os artesãos nas suas oficinas e habitações tendo como referencial os Anos 50. Como se sabe houve mudanças, principalmente no número de habitações entretanto construídas (cerca de mais 30) além de profundas alterações na fisionomia de inúmeros prédios, mas também em alguns que, na atualidade, resultam de aglutinações de dois e até de três edifícios. 



NOTA 2: Serão considerados "Artesãos" os montalvanenses que no Recenseamento Geral da População realizado em 15 de dezembro de 1950 (o de 1940 apresenta menor diversidade e o de 1960 não foi objeto de consulta) afirmam ter como rendimento principal determinado ofício. A consulta foi feita, no INE (Instituto Nacional de Estatística), entre 1983 e 1984. Depois a informação foi aferida - principalmente por não haver indicação do número da porta que é uma inovação de final do século XX - com montalvanenses que seriam à época contemporâneos dos artesãos, ou seja nascidos entre a última década do século XIX e as duas iniciais do século XX.


0 comentários blogger

Enviar um comentário