-->

Páginas

26 janeiro 2022

Textual description of firstImageUrl

Legislativas: Quarta Força Política

26 janeiro 2022 0 Comentários
O QUARTO PARTIDO MAIS VOTADO É PLURAL, POIS SÃO SEIS EM 16 ELEIÇÕES.



Na realidade até são oito mas como para "estas contas" decidiu-se que havendo três forças que na freguesia de Montalvão ficam nos três primeiros lugares - PS, PCP e PSD - optou-se por haver referência a outras forças políticas que não ficando em quarto lugar conseguiram intercalar-se entre os três partidos que por norma são os mais votados.





Na freguesia de Montalvão só em duas eleições para a Assembleia Legislativa houve duas forças políticas que conseguiram melhor resultado que o PS, PPD/PSD ou PCP-APU-CDU. Foram o CDS (Centro Democrático Social) nas eleições de 1976, que ficando em terceiro lugar relegou o PPD (Partido Popular Democrático) para o quarto lugar e o PRD (Partido Renovador Democrático) nas eleições de 1985 que obtendo o segundo lugar, relegou o PS (Partido Socialista) para terceiro e o PPD/PSD (Partido Social Democrata) para quarto lugar. Assim, em 14 das 16 eleições, houve "normalidade" quanto à quarta força política: CDS (cinco vezes), PSR (duas vezes), PCTP/MRPP (duas vezes), B.E. (duas vezes: 2015 e 2019) e três forças políticas com uma eleição em quarto lugar: FSP (1975), UDP (1979) e PRD (1987).  

EVOLUÇÃO DAS PERCENTAGENS DA «QUARTA FORÇA PARTIDÁRIA» NAS VOTAÇÕES EM PORTUGAL E MONTALVÃO
NOTAS (posição conseguida em cada uma das eleições para a Assembleia da República: 1975 (Constituinte) e entre 1976 e 2015 (Legislativa): MON - MontalvãoPOR - Portugal





Fazendo análise semelhante para os resultados no País há mais diversidade pois em sete eleições - Montalvão em duas - os três partidos mais votados não foram o PPD/PSD - AD - PàF, o PS-FRS ou o PCP-APU-CDU. Em 1976, o CDS em terceiro lugar relegou o PCP para quarto; em 1985, o PRD em terceiro relegou a coligação «Aliança Povo Unido» (PCP e MDP/CDE) para quarto; em 1995, 2002 e 2011, o CDS em terceiro lugar relegou a «Coligação Democrática Unitária» (PCP e PEV) para quarto; e em 2015 e 2019, o Bloco de Esquerda (B.E.) em terceiro lugar relegou a CDU para quarto lugar. 





No País com 16 eleições, em dez, há três partidos - PS-FRS, PPD/PSD-AD-PàF e PCP-APU-CDU que ficaram nos três primeiros lugares.  O PS-FRS e o PPD/PSD-AD-PàF foram sempre primeiros ou segundos. Quanto aos quartos lugares, o PCP-APU-CDU (sete vezes, incluindo as três últimas: 2011, 2015 e 2019) e nas restantes dez eleições (das 16): CDS (cinco eleições), UDP (duas eleições), B.E. (duas eleições) e PRD (uma eleição). Sem dúvida que Montalvão é menos imprevisível. Nem é defeito, nem virtude. É assim!




Em 30 de janeiro de 2022 os montalvanenses serão soberanos. No voto e na Democracia portuguesa. 


0 comentários blogger

Enviar um comentário