-->

Páginas

17 agosto 2019

Textual description of firstImageUrl

A Vida na Açafa (1222)

17 agosto 2019 0 Comentários
DEPOIS DE 1212 (BATALHA EM NAVAS DE TOLOSA) O TERRITÓRIO DA AÇAFA SOFREU UM (RE)POVOAMENTO.


Vasto território pacificado estava em condições de aumentar a sua importância demográfica de acordo com a sua importância territorial em dimensão e localização. A dificuldade foi atrair população para um território com solos fracos e escassez de água. A pobreza endémica para os descendentes dos futuros habitantes espreitava. Território da Ordem do Templo doado, em 5 de Julho de 1199, entre a ribeira de Figueiró e o rio Salor, da margem esquerda do rio Tejo aos cabeços de Vide, Mongaret (atual São Mamede), cabeço da nascente da ribeira de Vide e Terron, podia dizer-se que estava a principal missão cumprida: a pacificação. Faltava a segunda: o povoamento. Em breve surgem os primeiros povoados com crescimento demográfico lento mas inapelável: Nisa, Montalvão, Valença (atual Valência de Alcântara), Esparregal (atual Santiago de Alcântara) na fronteira com o Reino de Leão (junto ao rio Salor), Alpalhão, Ferreira (atual Herrera de Alcântara) e Arez.

A Herdade da Azafa/Açafa a sul do rio Tejo. A azul: linhas de águaa castanho - linhas dos cabeços/topos. Povoações no interior da Açafa (vilas) e no exterior (comendas)

Novos desafios se adivinham. O Bispado da Guarda depois de fazer seus, os territórios templários a norte do rio Tejo exige o mesmo do que resta da Herdade da Açafa a sul do rio Tejo (territórios onde se instalaram Nisa e Montalvão) estendendo a exigência até às comendas de Alpalhão e Arez, pois ainda mais para Sul o espaço já estava ocupado pela Ordem dos Hospitalários. Adivinha-se um conflito entre o Bispo da Guarda e o de Évora que pretendia ter domínio até ao rio Tejo, confinando o espaço territorial do Bispo da Guarda até à margem norte do grande rio ibérico que corre para o poente.


Em breve estalará um conflito religioso depois da pacificação política iniciada em 1212. Entretanto havia condições para serem fundados núcleos populacionais num território vasto mas despovoado. Em breve, 1232, seria fundada Nisa.

Montalvão algum tempo depois...
0 comentários blogger

Enviar um comentário