-->

Páginas

08 dezembro 2023

Textual description of firstImageUrl

Escaleiras Nas Paredes

08 dezembro 2023 0 Comentários

 AS «ESCALÊRAS» SÃO UM VESTÍGIO DA REDE DE CAMINHOS PRÉ-HISTÓRICOS QUE DEZENAS DE MILHARES DE ANOS DEPOIS CONTINUAM EM USO.



Com tantos milénios de mudanças em hábitos e costumes muito do que se fez há muitos séculos caiu em desuso, por não serem já necessários ou por a tecnologia - primeiro rudimentar e depois eficaz - ter progressivamente substituído o que podia ser alterado. 


Montalvão tem uma densa rede de caminhos por ser um território vasto dominado por um povoado altaneiro que irradiava para todo o seu espaço ligando a terrenos e localidades que distavam quilómetros (na unidade de medida atuais).



Como é evidente começou por ser um espaço livre de barreiras artificiais em que se escolheram os melhores locais para circular, apenas com constrangimentos naturais - linhas de água e afloramentos rochosos - a impedirem caminhos em linha reta.


Com a apropriação privada do espaço, muito deste - principalmente - junto à povoação começou a ser vedado com paredes de pequenas lajes de xisto encaixadas com mestria. Algumas destas lajes sobravam da necessidade de abrir poços e pedreiras fazendo um amontoado de lajes que ocupavam espaço agrícola sendo preferível colocá-las nos limites das propriedades. Nos Anos 40 ainda se faziam paredes em Montalvão, embora já sem a mestria de algumas que devem ter mais de dois séculos.


A inclinação do terreno, na vertente sul do rio Sever obrigou a fazer duas escaleiras (em cima), enquanto para o lado de Montalvão chegou uma na parede com lajes de xisto sobrepostas há mais de dois séculos

Mas jamais se pôde impedir colocar barreiras nos antigos caminhos pedonais pré-históricos. Ao fazer as paredes quando estas atravessavam esses caminhos foi necessário fazer, com mestria, sobressair uma ou várias lajes maiores que funcionam como degraus ou escalões.


Num circulo de um quilómetro ao redor de Montalvão contavam-se mais de duas dezenas de escaleiras, atualmente reduzidas a poucos exemplares pela soberba dos proprietários (que as partiram quando a desertificação humana fez com que eixassem de ser utilizadas com frequência) ou por se fazerem outro tipo de construções destruindo as paredes que as continham, como foi o caso de "Level" onde havia a maior escaleira - sete lajes de cada lado da parede - em Montalvão.


Esta parede chegou a ter sete escaleiras 

Assim se foi fazendo durante centenas de anos Montalvão e destruindo em "meia-dúzia" de anos! Para quê?

0 comentários blogger

Enviar um comentário