-->

Páginas

07 janeiro 2022

Textual description of firstImageUrl

Eleições Legislativas 2022

07 janeiro 2022 0 Comentários

A XV LEGISLATURA DECORRERÁ ENTRE 2022 E 2025.



NOTA INICIAL: Com janeiro como mês eleitoral (Eleições Legislativas) este será dedicado a atualizar a História Eleitoral de Montalvão. Entre esta e a madrugada de 31 de janeiro, se tal for necessário para apurar o resultado eleitoral da freguesia. Devido à concentração de publicações - 25 - estas serão apenas publicadas no blogue reservando apenas algumas para partilhar, também, no "Facebook". Este estará reservada para publicar cinco pequenas estórias pessoais que ocorreram, entre 1974 e 1978, ou seja uma por ano. Montalvão tem uma história eleitoral diversificada e versátil.


Faltam 23 dias para o ato eleitoral que elegerá 230 deputados para na Assembleia da República tomarem as decisões que melhor sirvam os interesses de TODOS os portugueses, ou seja, de Portugal. Eis o Boletim de Voto (ainda que colorido) que será apresentado a todos os eleitores do «Círculo Eleitoral de Portalegre».



Às eleições de 30 de janeiro de 2022, concorrem 21 forças políticas - embora sejam 20 as que se apresentam pois duas estão coligadas na CDU - «Coligação Democrática Unitária» que integra o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV). No «Círculo Eleitoral de Portalegre» serão 17, embora as listas a sufrágio sejam 16 devido à citada coligação. Não concorrem quatro forças partidárias: Aliança (A), Alternativa Democrática Nacional (ADN), Juntos pelo Povo (JPP) e Nós, Cidadãos! (NC).


Serão para os montalvanenses 16 possibilidades de escolha, entre as 20 forças políticas - 21  - "desdobrando" a coligação CDU concorrentes ao escrutínio eleitoral do dia 30 de janeiro. Apenas há três que estão legalizadas mas não se apresentam a estas eleições em qualquer um dos 22 círculos eleitorais:
PPM - Partido Popular Monárquico (inscrito no Supremo Tribunal de Justiça, desde 17 de fevereiro de 1975)*;
PURP - Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (inscrito no Tribunal Constitucional, desde 13 de julho de 2015)*;
PPV/CDC - Partido Cidadania e Democracia Cristã (inscrito no Tribunal Constitucional, desde 1 de julho de 2009, com a denominação PPV - Partido pro Vida, alterada para PPV/CDC, em 2 de agosto de 2015).

* Estas duas forças partidárias (PPM e PURP) tentaram organizar uma coligação (# ESTAMOS JUNTOS) mas abdicaram de concorrer. O PPM concorre numa coligação com o CDS-PP e o PPD/PSD apenas no círculo eleitoral dos Açores.



Assim, das 24 apenas três não concorrem, embora no círculo eleitoral de Portalegre não concorram sete. 


No círculo eleitoral de Portalegre, entre as eleições legislativas anteriores (2019) e as atuais (2022) há três forças políticas que não concorreram em 2019 e que se apresentam agora: Ergue-te (E), Movimento Alternativa Socialista (MAS) e Volt Portugal (VP).


E há cinco forças políticas que concorreram em 2019 e não concorrem em 2022: Aliança (A), Partido Democrático Republicano (PDR), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Popular Monárquico (PPM), Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP). 


Esta 17.ª eleição, entre 1975 e 2022, é o segundo ato eleitoral com mais forças partidárias (21) com propostas para esta XV Legislatura não superando as de 2019, com 22. Em Portalegre nas últimas eleições havia um total de 18 escolhas, mas em 30 de janeiro serão menos duas, ou seja, 16. Para escolher 230 deputados com o "Círculo Eleitoral de Portalegre" a contribuir com dois, ou seja, 0.87 por cento. 




A lista de candidatos a Deputados (dois efetivos e dois suplentes) que concorrem no círculo eleitoral de Portalegre em 15 forças partidárias e uma coligação é a seguinte: 


Vamos a eles!





0 comentários blogger

Enviar um comentário