-->

Páginas

29 setembro 2020

Textual description of firstImageUrl

Casamento de Faria Artur

29 setembro 2020 0 Comentários

 HÁ 114 ANOS, EM 29 DE OUTUBRO DE 1906.


Na Sé Catedral de Portalegre, com uma nisense (D. Maria Luísa de Faria Artur) mas descendente de pais naturais de Montalvão. Ele com 25 anos e ela com 29. Eram primos e ela filha do tio paterno que foi responsável pela sua entrada na Real Casa Pia de Lisboa. O casamento foi realizado, precisamente seis anos e um mês depois de ter deixado, definitivamente, essa nobre Instituição (29 de setembro de 1900).





Durante anos, em Montalvão, tal como em todo o Portugal milhares de crianças aprenderam a ler e escrever com os livros do qual foi co-autor. Tal como aprenderam Geografia pelo mapa, pois especializou-se, em questões geográficas. Quando o novo edifício da Escola Primária de Montalvão foi inaugurado, em 23 de janeiro de 1950, os livros da III e IV classe ainda eram os da sua co-autoria. A professora da III classe das catchópas era Dona Mónica e o dos catchôpos era o Senhor Domingos Antunes. A professora da IV classe das catchópas era Dona Maria de Lurdes e dos catchôpos era a Dona Lucília. E o mapa pendurado na parede era o dele.   




Apenas em 8 de outubro de 1927 regressaria à Casa Pia para ser professor primário. Depois de calcorrear o País como professor primário. Aquando do casamento lecionava na Aldeia de Santa Eulália, ou seja, no concelho de Elvas, embora no de Seia também há uma Santa Eulália. Mas já tinha vasta bibliografia pedagógica e vocacionada para o ensino primário, entre 1921 e essa data:


A sua vida está repleta de livros didáticos e educativos:


E assim se ia fazendo Montalvão com montalvanenses mesmo longe...
0 comentários blogger

Enviar um comentário