-->

Páginas

21 novembro 2018

Textual description of firstImageUrl

O Sítio de Montalvão

21 novembro 2018 0 Comentários
O OUTEIRO ONDE SE LOCALIZA MONTALVÃO É UMA ELEVAÇÃO ISOLADA NUMA PENEPLANÍCIE NORTE-ALENTEJANA. 

Carta Militar de Portugal Série M888; Folha 315; Montalvão (Nisa); Escala 1/25 000; 1999

Num vasto espaço dominado por cotas de altitude ao nível dos 300 metros, esta vastidão é rasgada aos 315 metros por uma elevação isolada, com uma orientação perfeita Oeste/Leste ou poente/nascente, onde se desenvolveu a aldeia (que já foi vila). Na diáspora, quando se encontram montalvanenses, é norma dizer-se:«Quando é que vais à Vila». Vila é a actual aldeia de Montalvão.



Parece um sítio caído do Céu para ser povoado, numa peneplanície (terreno plano apenas modelado pelas linhas de água: valas, barrancos, ribeiros, ribeiras e rio Sever e Tejo). Monte perfeito que em 250 metros eleva-se 41 metros para poente e 32 para nascente (lado muçulmano, depois de Castela e agora de Espanha). Perfeito no papel e Ideal ainda que bem difícil de habitar, quase de escalar pela rua do Arrabalde e rua da Costa.


História de Portugal; Volume I; Página 136; Marques, A. H. de Oliveira Marques; Palas Editores; Lisboa; 1.ª edição; Março de 1972

Lembrando que aquando da sua fundação Montalvão ficava bem dentro de Portugal ainda que "assistindo" às escaramuças entre cristãos e muçulmanos. Mesmo depois do Tratado de Alcanizes (1279) em que passou a avistar a raia levou tempo até certificar-se a fronteira que nesses tempos o "tempo corria devagar". Só com D. João I e D. Nuno Álvares Pereira depois de Aljubarrota (1385) se tornou efectivo o que estava definido por D. Dinis (1279). As populações de Cedillo/Cedido (antes Casalinho), Valência (antes Valença), Herrera (antes Ferreira) e Santiago (antes Esparregal) ainda há dez anos falavam um misto de português e castelhano.




Na atualidade uma localidade de fronteira. Dupla fronteira. Separada de Espanha (Estremadura/Cáceres/Cedilho) pelo rio Sever e da Beira Baixa, pelo rio Tejo. Montalvão é a freguesia alentejana mais setentrional, ou seja, é o Alto do Alto Alentejo. A sede de freguesia alentejana mais a norte em Portugal.


Continua num dia destes...
0 comentários blogger

Enviar um comentário